MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

UCI confirma que títulos de Armstrong ficarão vagos

A União Ciclística Internacional (UCI) confirmou nesta sexta-feira, que os sete títulos que Lance Armstrong conquistou na Volta da França e lhe foram retirados por denúncia de doping ficarão vagos. Além disso, todo o dinheiro que ele e sua equipe ganharam

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2012, 16:30:05 Editado em 27.04.2020, 20:38:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A União Ciclística Internacional (UCI) confirmou nesta sexta-feira, que os sete títulos que Lance Armstrong conquistou na Volta da França e lhe foram retirados por denúncia de doping ficarão vagos. Além disso, todo o dinheiro que ele e sua equipe ganharam em premiação deverá ser devolvido.


continua após publicidade

Em nota, a UCI, que se reuniu nesta sexta-feira em Genebra especialmente para discutir o caso, afirmou que "uma nuvem de suspeita permanecerá sempre sobre esse período escuro", em referência ao período entre 1998 e 2005, no qual Armstrong teria encabeçado um esquema de dopagem que lhe rendeu sete títulos consecutivos da Volta da França e o rótulo de maior nome do ciclismo.


Condenado pela WADA (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) e banido do esporte, Armstrong vai ter que devolver o fruto das conquistas que obteve quando usou o doping para se beneficiar. E isso inclui não apenas os títulos, já retirados, mas também cerca de US$ 4 milhões. Na conta entra também o dinheiro obtido por outros membros das equipes U.S. Postal Service e Discovery Channel


continua após publicidade

A UCI também determinou uma investigação externa para examinar as denúncias de que a própria entidade encobriu o esquema de doping de Armstrong, que teria pagado US$ 125 mil para que o caso passasse desapercebido à época em que ainda competia. Ciclistas e dirigentes envolvidos no programa de doping também serão interrogados pela comissão.


Os sete títulos de Armstrong na principal competição ciclística do mundo lhe foram retirados na segunda-feira, quando a UCI confirmou a decisão da Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada)e baniu do esporte o ciclista, por ele ter elaborado um sofisticado esquema de doping nas equipes em que competiu.


A decisão da UCI acompanha o relatório divulgado pela Usada há duas semanas. Na ocasião, a agência defendeu o banimento de Armstrong por ter elaborado "o mais sofisticado, profissional e bem-sucedido programa de doping que o esporte já viu" nas equipes U.S. Postal Service e Discovery Channel.


continua após publicidade

Armstrong já declarou que não pretende levar o caso adiante - poderia recorrer à CAS. O atleta de 41 anos já negou o doping diversas vezes e diz que os resultados negativos nos centenas de testes ao qual foi submetido nos últimos testes provam sua inocência.


Fora das principais competições, Armstrong tem se dedicado à fundação Livestrong, que tem por objetivo levantar fundos para pesquisas sobre o câncer. No domingo, antes de saber a decisão final da UCI, ele recebeu o apoio de cerca de 4.300 ciclistas em uma corrida beneficente no Texas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "UCI confirma que títulos de Armstrong ficarão vagos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!