Esportes

Turini conquista título do Future Arapongas

Da Redação ·
 Turini conquista título do Future Arapongas
fonte: Divulgação
Turini conquista título do Future Arapongas


O catarinense Thales Turini conquistou o título do Future Arapongas – Troféu João Romera Neto de Tênis, após vencer o pernambucano José Pereira, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/2), 4/6 e 7/6 (7/5), em 3h11, na final disputada neste sábado à tarde, no Clube Campestre de Arapongas.

continua após publicidade

Com o título, o primeiro de um Future na carreira, Turini ganhou US$ 1.300 e 18 pontos no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Vice-campeão, Pereira levou US$ 900 e 10 pontos no ranking.


“Estou muito feliz. Vinha perseguindo esse título há algum tempo”, comemorou Turini, que disputou sua sétima final de Future, a terceira em 2012.

continua após publicidade

A final entre Turini e Pereira foi uma verdadeira “batalha”. Os finalistas apresentaram um tênis de alto nível, empolgando o expressivo público que acompanhou a decisão.


No primeiro set, os dois tenistas tiveram dificuldades para confirmar o saque: foram seis quebras. José Pereira chegou a sacar com 5 a 4 para fechar o set, mas Turini se recuperou e venceu a parcial no tie-break, com 7 a 2. O segundo set permaneceu equilibrado até o sétimo game, quando Pereira quebrou o saque de Turini. Depois disso, ele fechou em 6/4.

O terceiro e decisivo set foi emocionante. Turini quebrou o saque de Pereira logo no segundo game. Mas permitiu o troco do rival no game seguinte. O pernambucano passou a frente no placar após quebrar novamente o saque do catarinense no quinto game. Na sequência, nova quebra, dessa vez em favor de Turini. No nono game, José Pereira quebrou novamente e sacou para fechar a partida em 5 a 4. Mas Turini manteve-se concentrado e ganhou o game. As quebras se sucederam até o 6 a 6 e a partida, novamente, foi para o tie-break.

continua após publicidade


O equilíbrio prevaleceu durante toda a parcial. Nos momentos decisivos, Turini foi mais eficiente e levou o título. Após o ponto final, resultado de uma bola fora de José Pereira, o campeão foi ao chão. Havia chegado o momento tão esperado na carreira. “O importante foi manter a cabeça boa durante todo o jogo. Sabia que o jogo seria decidido no detalhe”, explicou Thales Turini.

José Pereira reconheceu que falhou em momentos importantes da final, principalmente quando sacou para fechar o primeiro set e, posteriormente, o jogo. “Meu primeiro saque não entrou muito bem. Estava mais colocando a bola em jogo. Eu não aproveitei as oportunidades que tive, e ele (Turini) aproveitou a que teve”, justificou o pernambucano.


Organizador do Future Arapongas, Silvio Souza, enalteceu o alto nível da final. “Foi um jogo fantástico, melhor impossível, decidido no tie-break do terceiro set. A decisão veio coroar uma grande semana, com grandes jogos”, analisou Souza, que já adiantou a realização da quarta edição do torneio internacional em 2013. “Já vamos começar a trabalhar para realizar o torneio nessa mesma semana no próximo ano”, encerrou.


O Future Arapongas – Troféu João Romera Neto teve o patrocínio master de Móveis Romera, além do patrocínio das empresas Max Auto Posto, Irmol Móveis, Hotel Executive Arapongas, Lolypop Buffet Infantil, Imobiliária Bertoni, Brazilian Pet Foods, Multilub Lubrificantes, Mueller, Auto Candasp e Eletro União, com apoio das Lojas Aracalce e Aravel Ford.