Esportes

Interiorização marca a 57ª edição dos Jogos Colegiais

Da Redação ·
 Foto ILustrativa
fonte: worldsports.com
Foto ILustrativa

A Paraná Esporte lançou oficialmente os 57º Jogos Colegiais do Paraná, na manhã dessa segunda-feira (22) em Curitiba, tendo como principal novidade a interiorização da fase final, que será disputada de 21 a 30 de maio. Diferente de outros anos, quando acontecia somente em Curitiba, as finais serão divididas em seis sedes.

continua após publicidade

Maringá sediará as provas de atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha PC (paralisia cerebral). Já os atletas do handebol, ginástica rítmica, natação, taekwondo e xadrez jogarão em Londrina. Rolândia irá receber as modalidades de voleibol e vôlei de praia. Com uma modalidade Apucarana servirá de sede para o basquete, Ibiporã para o futsal, e Marialva para o futebol.

“Neste ano de 2010, estamos inovando interiorizando a fase final em diversas cidades. Com o advento da gripe H1N1 e considerando o fato de muitos jovens se deslocarem para Curitiba, uma cidade mais fria, nossa vontade de interiorização dos jogos encontrou apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação, através da nossa secretária, Yvelise (Arco-Verde). Com isso, além de contemplar a economia e praticidade através da logística estabelecida para realização da competição, a mudança proporcionará mais segurança à saúde dos participantes”, explica o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.

continua após publicidade

“Enquanto Estado, precisamos estar em todos os lugares. Nossas transformações são bem sucedidas porque ousamos. Descentralizar essa grandiosa competição dará à comunidade maior visibilidade e valorizará melhor nossos atletas, a maioria do interior. Esses são os jogos que irão transformar o esporte no Paraná”, avalia a secretaria de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde.

Também estiveram presentes à solenidade entre outras autoridades os prefeitos de Londrina, Barbosa Neto, de Rolândia, Johnny Lehmann, e de Marialva, Edgar Silvestre, os deputados estaduais Teruo Kato e Cleiton Kielse, e os diretores de Esportes e de Lazer da Paraná Esporte Ney Mecking e Cláudio Ribeiro, respectivamente.

Sobre sediar as modalidades de voleibol e vôlei de praia, o prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann, se mostrou entusiasmado. “Desde 1974 mostramos um ótimo desempenho nessa modalidade. Temos como maior orgulho e reflexo disso a oposto da seleção brasileira e campeã olímpica em Pequim Marianne Steinbrecher (Mari). Rolândia está se preparando para receber com grandiosidade os alunos-atletas do voleibol e vôlei de praia”, avisa o prefeito.

Antes da final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná haverá a fase regional, de 9 a 15 de abril, em 16 núcleos regionais de Educação, e de 23 a 29 do mesmo mês, em outros 16. Nessa fase serão conhecidos os colégios campeões de cada núcleo em todas as modalidades em disputa. De 5 a 9 de maio será realizada a fase macrorregional, em oito sedes, onde se classificarão os campeões e vices de cada uma para a final.