Esportes

Arapongas sonha com o Campeonato Brasileiro da Série B

Da Redação ·
A festa dos jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes e torcedores começou no estádio após a decisão com o Cianorte no último domingo
fonte: Arquivo
A festa dos jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes e torcedores começou no estádio após a decisão com o Cianorte no último domingo

Ao vencer no último domingo no Estádio dos Pássaros o Cianorte por 1 a 0 no tempo normal e por 8 a 7 na decisão dos pênaltis, o Arapongas, fundado no dia 6 de junho de 1974, conquistou o título de melhor clube do Interior do Estado, o seu primeiro na história.

A festa dos jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes e torcedores começou no estádio após a decisão das penalidades máximas, passou por algumas ruas da cidade e terminou com show musical na Praça Mauá. Durante os festejos os araponguenses pegaram no pé dos rivais Londrina e Roma. Inclusive para este último clube fizeram um minuto de silêncio devido ao rebaixamento do time apucaranense.

Eufórico com a conquista inédita, o presidente do Arapongão, Adir Leme da Silva agradeceu a Deus pelo título e a todos que fizeram parte da campanha vitoriosa no Paranaense de 2012.

“Agradeço a cidade, a torcida, ao poder público, as empresas e aos parceiros pelas vagas obtidas para a Série D do Brasileiro e Copa do Brasil e também pelo título do Interior. Agora precisamos dar sequência ao trabalho, pois a Série D começa no final deste mês”, destacou o dirigente, que sonha em ver o clube da “Cidade dos Pássaros” na Série B de 2014.

O Arapongas estreia no Brasileiro no dia 27 de maio, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, contra o Brasil, pelo Grupo 8. Também fazem parte da chave as equipes do Juventude, de Caxias do Sul-RS, Metropolitano, de Blumenau-SC e Mirassol-SP.

Adir, grande responsável pelo sucesso do Arapongão, está no futebol paranaense desde 2007. Naquele ano e também em 2008 ele foi o gestor do Londrina Esporte Clube. Em 2007, foi vice-campeão da Copa Paraná perdendo a final para o J. Malucelli e em 2008 conquistou o título da mesma competição derrotando o Cianorte.

Ainda em 2008, Adir assumiu a presidência do Arapongas, ocupando o lugar do advogado Edvaldo Barbosa. A partir daí o clube cresceu muito e hoje se tornou a terceira força do futebol estadual, ficando somente atrás da dupla Atletiba.

No Paranaense da Terceira Divisão de 2008 ficou em quarto lugar e conseguiu o acesso para a Segundona de 2009. Na Divisão de Acesso obteve a quarta posição, mas no ano seguinte em 2010, foi vice-campeão e subiu para o futebol de elite do Estado. No ano passado, o Arapongas ficou em quinto lugar, enquanto em 2012 fez barba, cabelo e bigode, pois se classificou para a Série D, Copa do Brasil e levantou a taça de campeão do Interior.

Na disputa do título do Interior foram dois jogos com o “Leão do Vale”. Na partida de ida, quinta-feira passada em Cianorte, a agremiação local venceu por 2 a 0.

Já neste domingo, em Arapongas, o Arapongão venceu por 1 a 0, com gol do atacante Thiago Adam, a um minuto da etapa complementar. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, vencida pela equipe do técnico Paulo Roberto Santos pelo placar de 8 a 7.

Para o time da casa marcaram Thiago Adam, Léo Itaperuna, Edmílson, Edinho, Bruno Matavelli, Douglas, Maicon e Fabinho. Pablo, Paulinho, Felipe Pinto, Netinho, Cleiton, Valdir e Alexandre Luz assinaram para o Cianorte. O meia Edu Amparo desperdiçou para o Arapongas, sendo que o goleiro Vitor, do time campeão, defendeu as cobranças de Vinícius e Ligger.

continua após publicidade