Esportes

Ofuscado em 2009, Neymar reencontrará "parça algoz" Bernardo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Ofuscado em 2009, Neymar reencontrará "parça algoz" Bernardo
fonte:
Ofuscado em 2009, Neymar reencontrará "parça algoz" Bernardo

Neymar e Bernardo eram projetos de craque quando ficaram frente a frente na Copa São Paulo de 2009. O santista já desfrutava de valorização precoce e disputava a sua segunda Copinha, a primeira como protagonista. No entanto, foi ofuscado pelo agora futuro companheiro de clube, "parça" em Seleções de base, mas algoz em seu primeiro grande desafio na carreira.

continua após publicidade


O encontro ocorreu pelas oitavas de final da competição. Bernardo marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 do Cruzeiro, o último aos 41min do segundo tempo, de falta, e eliminou o Santos de Neymar, Alan Patrick, André e Rafael. Ainda terminou a competição como artilheiro, com 9 gols, contra 3 de Neymar.


A partida foi considerada, na ocasião, o primeiro teste de fogo da nova joia alvinegra. Menos de dois meses depois, Neymar estrearia como profissional, e no jogo seguinte, contra o Mogi Mirim, faria o seu primeiro gol.

continua após publicidade


Bernardo, por sua vez, já possuía contrato pessoal com empresa de material esportivo e ainda ganhou mais badalação com uma proposta do Valencia (Espanha). "Foi real, só não se concretizou pois queriam parcelar o valor de 1,6 milhão de euros", afirmou Carlos Eduardo de Freitas, tio do jogador, então empresário na época.


Sem jogar e pouco enquadrado ao rígido esquema de Adilson Batista, Bernardo foi emprestado ao Goiás, mas só no Vasco, no último ano, que reencontrou o seu melhor momento. Já Neymar teve um 2009 conturbado, com idas e vindas como titular, e virou absoluto a partir de 2010.


Bernardo deve assinar o contrato com o Santos nesta terça-feira, mas precisará aguardar para, enfim, estrear ao lado do antigo parceiro. Emprestado pelo Vasco, o meia não poderá atuar no Campeonato Paulista, devido ao término do prazo de inscrições, e na Libertadores, por já ter sido inscrito pelo clube carioca.
Ficha técnica
SANTOS 1 X 2 CRUZEIRO, em 17/01/2009
Gols
SANTOS:
Serginho, aos 11min do primeiro tempo
CRUZEIRO:
Bernardo, aos 20min do primeiro tempo e aos 41min do segundo tempo
SANTOS: Rafael; Tiago Lopes (Choco), Dudu, Alex e Anderson Planta; Anderson Carvalho, Serginho, Dênis e Alan Patrick (Renan Mota); Neymar e André
Técnico: Narciso
CRUZEIRO: Douglas Borges; Bebeto, Neguete, Domingos e Diego Renan; Mateus, Uchoa, Bernardo e Norberto (Vitinho); Dudu e Thiaguinho (Eliandro) (Eder)
Técnico: Eugênio Carlos de Souza
Cartões amarelos
SANTOS: Tiago Lopes e Dênis
CRUZEIRO: Uchoa, Mateus, Neguete e Eder
Árbitro
Sérgio da Rocha Gomes
Local
Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto (SP)