Esportes

Descalço, etíope Siraj Gena vence Maratona de Roma

Da Redação ·
Siraj Gena completou a prova em 2h08min39s
fonte: Roberto Tedeschi/EFE
Siraj Gena completou a prova em 2h08min39s

O etíope Siraj Gena surpreendeu neste domingo na Maratona de Roma. O corredor descalçou os tênis a 500 metros da linha de chegada, próximo ao Coliseum, e mostrou fôlego para se recuperar na prova e superar dois adversários quenianos, antes de vencer a corrida.

continua após publicidade

Siraj Gena completou a prova com o tempo de 2h08min39, deixando para trás Benson Barus e Nixon Machichim. Ao final da prova, o etíope explicou que tirou o calçado para homenagear o compatriota Abebe Bikila, que faturou o ouro nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, ao percorrer descalço todo o trajeto da prova.

"Senti que eu tinha que fazer alguma coisa para honrar Bikila. Para mim ele será sempre uma grande inspiração e hoje eu quis ver como seria cruzar a linha de chegada em Roma descalço, como ele fez", explicou o maratonista.

continua após publicidade

Na prova feminina, o pódio foi dominado pelas etíopes. Firehiwot Dado venceu com o tempo de 2h25min28s. Kebebush Haile chegou em segundo, com 2h25min31, e Mare Dibaba ficou com a medalha de bronze (2h25min38s).