Esportes

Corinthians desafia histórico de fiascos em decisões contra o Flamengo

Da Redação ·
As garrafas em 1991 e o duelo de 2010, vencido com gol de Elias: Timão joga contra histórico nesta quarta
fonte: AE e Gazeta Press
As garrafas em 1991 e o duelo de 2010, vencido com gol de Elias: Timão joga contra histórico nesta quarta

Vencer o Flamengo no Pacaembu lotado, nesta quinta-feira (8) à noite, é fundamental para o Corinthians retomar a liderança do Campeonato Brasileiro, perdida na véspera para o São Paulo. Mas o histórico do Timão contra o Rubro-Negro em jogos decisivos em sua "casa" é de deixar os torcedores com o pé atrás.

continua após publicidade

Em duas ocasiões na Copa Libertadores, com quase duas décadas de intervalo, o Timão se deu mal no duelo entre os dois times mais populares do país. Em 2010, a vitória por 2 a 1 de nada serviu, já que a equipe alvinegra, derrotada por 1 a 0 no Rio, acabou eliminada, nas oitavas de final, pelo critério dos gols marcados fora de casa.

continua após publicidade

Em 1991, o Timão já havia experimentado uma decepção parecida: a derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no Pacaembu, terminou com a famosa "noite das garrafadas": torcedores atiraram garrafas no campo para se queixar das más apresentações do time, que acabou em segundo lugar no grupo e foi jogado para um confronto diante do Boca Juniors - no qual o time foi eliminado com uma derrota por 3 a 1 e um empate por 1 a 1.

continua após publicidade

Coincidentemente, o técnico do Flamengo naquele dia era o mesmo Vanderlei Luxemburgo que hoje tenta impulsionar uma reação no Brasileiro - com 36 pontos, cinco a menos que o São Paulo, o time carioca está há seis jogos sem vencer na competição.

Outros dois confrontos no Pacaembu, ambos em 1999 e menos decisivos, também são de triste memória para os corintianos. Em fevereiro, pelo Torneio Rio-São Paulo, o Flamengo venceu por 3 a 0, em jogo que ficou marcado por um golaço de Romário após um drible sensacional no volante Amaral.

continua após publicidade

Meses depois, já pelo Brasileirão, o Flamengo venceu por 2 a 1 e acabou com o aproveitamento de 100% do Corinthians, que vinha de seis vitórias nas seis primeiras partidas, seu melhor começo até este ano, quando conseguiu nove vitórias nos primeiros dez jogos.

continua após publicidade

O consolo pode vir do ano passado: o Corinthians venceu por 1 a 0 no Pacaembu, em jogo pela 13ª rodada - resultado que foi inútil na briga pelo título, mas pelo menos amenizou um pouco as lembranças ruins no estádio que o Timão utiliza como casa enquanto o Fielzão não fica pronto.

Na análise fria dos números, o Corinthians leva vantagem sobre o Flamengo em jogos no Pacaembu pelo Brasileiro: são 11 partidas, com cinco vitórias do mandante, três empates e três triunfos rubro-negros. O Flamengo, no entanto, fez mais gols, 12 a 11.