Esportes

Vettel vence agitado GP da Bélgica. Senna erra, é punido e fica em 13º

Da Redação ·
Vettel vence agitado GP da Bélgica. Senna erra, é punido e fica em 13º
fonte: Arquivo
Vettel vence agitado GP da Bélgica. Senna erra, é punido e fica em 13º

Dizer que o pole-position venceu o GP da Bélgica é uma simplificação que não se aplica à prova deste domingo (28), em Spa-Francorchamps. Sebastian Vettel ganhou a corrida, sim, mas depois de muita preocupação com o rendimento dos rivais. Em uma corrida marcada pelo temor das equipes grandes quanto ao rendimento dos pneus usados na classificação e repetidos no início da prova, a agitação aconteceu desde o início, com paradas precoces no boxe e mudanças incessantes nas primeiras colocações.

continua após publicidade

No fim, Mark Webber se aproveitou do melhor desempenho no fim da corrida e terminou em segundo. Fernando Alonso, que teve grande atuação saindo do oitavo posto e ameaçando Vettel em parte da prova, perdeu ritmo no fim e caiu para quarto, deixando a última vaga no pódio para Jenson Button, da McLaren.

Button, aliás, foi um dos grandes destaques da prova. Utilizando-se de sua habitual tocada mais sutil com os pneus, vinha muito mais rápido do que os rivais na segunda metade do GP belga, o que lhe proporcionou o ganho de dez posições entre a largada e a bandeirada. Jenson foi tão brilhante quanto Michael Schumacher, quinto depois de largar em último. O alemão se recuperou do problema com uma roda solta na classificação.

continua após publicidade

Nico Rosberg, que voltou à performance normal da Mercedes após um início arrasador, terminou em sexto, seguido por Adrian Sutil, da Force India, Vitaly Petrov, da Renault, e Felipe Massa, em mais uma má atuação, na nona colocação. Pastor Maldonado, em corrida forte, terminou no décimo posto. Bruno Senna foi o 13º em sua estreia como titular da Renault. Rubens Barrichello foi apenas o 16º.