Esportes

Grêmio vence Fluminense e se afasta da zona da degola

Da Redação ·
 Marquinhos marcou duas vezes na vitória por 2 a 1 do Grêmio sobre o Flu
fonte: Edu Andrade/Gazeta Press
Marquinhos marcou duas vezes na vitória por 2 a 1 do Grêmio sobre o Flu

A partida entre Grêmio e Fluminense deste domingo (14), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, tinha como principal ingrediente o retorno de Fred, que se envolveu em confusão com torcedores no Rio de Janeiro no início do mês. O centroavante até marcou, mas quem roubou a cena foi o Marquinhos, do Grêmio. O meia marcou duas vezes e garantiu a vitória do Tricolor Gaúcho por 2 a 1 sobre o Tricolor Carioca no Olímpico, resultado que deu fôlego ao time gaúcho na fuga da zona de rebaixamento.

continua após publicidade

Com o placar, o Grêmio alcança 18 pontos, ganha três posições e agora ocupa a 14ª colocação da tabela do Nacional. Por outro lado, com a derrota, o Fluminense perde a chance de encostar no grupo dos quatro primeiros colocados do Nacional, permanece com 21 pontos e aparece em 9º lugar no Brasileirão.

Na próxima rodada, o Grêmio vai tentar se afastar ainda mais da zona da degola contra o Ceará. O jogo está marcado para o estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, às 19h30 de quarta-feira (17). Já o Fluminense vai tentar a reabilitação no Engenhão, contra o Figueirense, na mesma data e horário.

continua após publicidade

O jogo

O Grêmio entrou em campo sem o meia Douglas, o zagueiro Rafael Marques e lateral Gabriel, o que fez com que o treinador Celso Roth escalasse Marquinhos e o jovem Leandro no time titular. As apostas do treinador jogaram bem e o segundo foi essencial no triunfo em casa.

Quem tomou a iniciativa, entretanto, foi o Fluminense, que tinha a volta de Fred, que esteve envolvido em polêmicas durante as últimas semanas. O time carioca acionava sempre o centroavante para abrir o placar e conseguiu.

continua após publicidade

Aos 24min, o lateral esquerdo Carlinhos avançou pela esquerda e cruzou na pequena área. O goleiro gremista Victor – quase sempre chamado à seleção por Mano Menezes - saiu mal, e Fred, livre de marcação, cabeceou livre para o gol.

O Grêmio não se intimidou com o gol e partiu para o empate. Aos 30min, o time gaúcho alcançou a igualdade por meio dos pés de Marquinhos, ex-Santos e Avaí, que viria a ser o destaque do jogo. O meia recebeu passe de Lúcio dentro da área e bateu de esquerda. A bola resvalou na zaga e enganou o goleiro Diego Cavalieri.

A vitória do Grêmio foi construída ainda no primeiro tempo. O time gaúcho arrumou uma falta na entrada da área, que Marquinhos cobrou com perfeição, no ângulo de Cavalieri, que não alcançou.

continua após publicidade

No segundo tempo, Abel Braga, treinador do Fluminense, mexeu no time para tentar o empate. O meia Martinuccio, que estreou e ainda está envolvido em polêmica com o Palmeiras, e os atacantes Araújo e Rafael Moura entraram, mas não conseguiram reverter o placar adverso.

Do lado do Grêmio, entraram Miralles e Brandão, que teve boa chance, mas desperdiçou na frente de Cavalieri. No fim, entretanto, o placar se manteve em 2 a 1 para o Grêmio.

continua após publicidade

FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 2 X 1 FLUMINENSE

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 14 de agosto de 2011 (Domingo)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Marcelo Van Gasse (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Leandro, Fábio Rochemback, Marquinhos, Adilson, Brandão (Grêmio); Digão, Fernando Bob (Fluminense)

Gols:
GRÊMIO: Marquinhos, aos 30 e aos 45 minutos do primeiro tempo
FLUMINENSE: Fred, aos 24 minutos do primeiro tempo

GRÊMIO: Victor, Adilson, Vilson, Saimon e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Gilberto Silva, Leandro (Miralles), Marquinhos (William Magrão) e Lúcio; André Lima (Brandão)
Técnico: Celso Roth

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Mariano, Digão, Márcio Rosário e Carlinhos; Valencia, Fernando Bob, Souza (Martinuccio) e Marquinho (Araújo); Rafael Sobis (Rafael Moura) e Fred
Técnico: Abel Braga