Esportes

Câmaras temáticas da Copa iniciam reuniões no Paraná

Da Redação ·

Começaram na terça-feira (2) as reuniões de trabalho das câmaras temáticas que irão acompanhar os projetos relacionados à Copa Fifa 2014 no Paraná. As primeiras câmaras a se reunirem foram as do turismo e segurança pública. Os encontros, realizados no Palácio das Araucárias, em Curitiba, reuniram representantes dos governos estadual e municipal (Curitiba), da sociedade civil e de entidades organizadas das duas áreas.

continua após publicidade

“Seguindo as linhas estabelecidas pelo governo federal e pela Fifa, as câmaras temáticas realizam neste primeiro momento um levantamento da situação dos setores envolvidos no Paraná, com o propósito de identificar as necessidades e propor soluções, de forma a construir um legado que resultará em benefícios para a população paranaense”, disse o secretario estadual de Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha.

continua após publicidade

De acordo com Cunha, a organização da estrutura turística (rede hoteleira, atendimento ao turista, restaurantes, serviços, comércio) e a integração de todas as áreas da segurança pública (polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária, Científica, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, ) são os suportes para o sucesso do evento.

continua após publicidade

“A previsão é que entre junho e julho de 2014, quando acontecerá o mundial, passem pelo Estado mais de 180 mil turistas estrangeiros e 600 mil turistas brasileiros”, completou Cunha.

No Paraná foram instituídas nove câmaras temáticas: turismo; segurança; meio ambiente e sustentabilidade; educação, cultura e ação social; comercial e tecnologia; infraestrutura; saúde; estádios; transparência. As reuniões acontecerão a cada dois meses em 2011, e mensalmente em 2012.

continua após publicidade

TURISMO – De acordo com o secretário estadual de Turismo, Faisal Saleh, as reuniões da câmara de turismo são necessárias para discutir aspectos como qualificação profissional, promoção e imagem da marca Paraná e o aprimoramento da recepção turística.

“Vamos integrar as ações da secretaria e do Conselho Estadual do Turismo, grupo que reúne 65 entidades do trade turístico do Paraná, e trabalhar juntos para oferecer serviços de qualidade”, disse.

continua após publicidade

SEGURANÇA – A integração das forças de segurança pública foi o ponto mais debatido na primeira reunião da câmara temática sobre segurança. Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, alguns departamentos já iniciam treinamentos em situações de risco e capacitação do corpo de policiais.

“Vamos somar esforços para integrar todas as áreas da segurança pública e realizar ações eficientes em estádios, fronteira, estradas, aeroportos, portos e hotéis”, disse.

Calendário de reuniões das câmaras temáticas:

continua após publicidade

02 de agosto – 10h – Turismo

14h – Segurança

03 de agosto – 10h – Meio Ambiente e Sustentabilidade

continua após publicidade

14h – Educação, Cultura e Ação Social

04 de agosto – 10h – Comercial e Tecnologia

14h – Infraestrutura

05 de agosto – 10h – Saúde

14h – Estádios

08 de agosto – 10h – Transparência