Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Especial

Arapongas reduz índice de mortalidade infantil 

.

Índice de mortalidade infantil caiu em Arapongas. Foto: Sérgio Rodrigo
Índice de mortalidade infantil caiu em Arapongas. Foto: Sérgio Rodrigo

O índice de mortalidade infantil caiu em Arapongas. Conforme relatório do setor de vigilância epidemiológica, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2016 a cidade registrou índice de 12,15 (para cada 1.000 nascidos vivos). Já em 2017 esse índice foi para 9,31.

De acordo com a enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica, Fernanda Golas Trombini, inúmeras ações específicas realizadas no ano passado, contribuíram para tal queda. ”Implementamos um comitê de mortalidade materna e infantil no município, agilidade nos agendamentos de consultas de gestantes de alto risco e demais meios que otimizaram a nossa atuação, conseqüentemente, nos trazendo resultados satisfatórios.”, disse.

Também foram realizadas ações de cursos específicos para gestantes, realização de testes rápidos em livre demanda, coletas de exames laboratoriais no Centro Integrado da Saúde da Mulher (CISAM) sem agendamento prévio, atendimentos com nutricionistas, orientações sobre planejamento familiar, agendamentos de visitas ao Hospital de referência antes do parto, implantação e realização do teste da mãezinha, cursos de aperfeiçoamento para equipes da “Estratégia da Saúde da Família”(cuidados com gestantes e recém-nascidos), e melhora no fluxo de atendimento hospitalar para encaminhamentos das gestantes de alto risco para os hospitais de referência em UTI neonatal.

Ainda segundo o setor, a meta no Estado do Paraná é manter sempre o índice abaixo de 10, como foi o caso de Arapongas.

Para a secretária de Saúde, Marcia Krempel, tal resultado oferece um ânimo maior para a busca de números ainda menores. ”Em 2018 vamos reforçar todas as ações já realizadas, e também propor novas ações para manutenção, para que os índices sejam menores, o que é de extrema importância para a saúde pública não apenas de Arapongas, mas também em nível nacional.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Especial

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber