MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Cresce número de maridos que adotam sobrenome das esposas

Com mais de 18 homônimos pelo Brasil, o chefe de transportes Evandro da Silva, 39 anos, agora Mareze também, resolveu adotar o sobrenome da esposa, Laryssa Salgado Mareze, 37. A mudança aconteceu em dezembro de 2010, quando Evandro atualizou todos os docu

Da Redação

·
 Evandro da Silva adotou o sobrenome da esposa Laryssa Salgado Mareze. Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Evandro da Silva adotou o sobrenome da esposa Laryssa Salgado Mareze. Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2017, 09:10:00 Editado em 29.05.2017, 10:48:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com mais de 18 homônimos pelo Brasil, o chefe de transportes Evandro da Silva, 39 anos, agora Mareze também, resolveu adotar o sobrenome da esposa, Laryssa Salgado Mareze, 37. A mudança aconteceu em dezembro de 2010, quando Evandro atualizou todos os documentos. “Foi minha esposa que sugeriu a adoção do sobrenome, uma vez que conhecia o número da lei que possibilitava a adoção do patronímico dela”. O chefe de transportes não está sozinho, já que nos últimos cinco anos, segundo dados da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg), o estado registrou aumento de 40% no número de maridos que adotam o sobrenome de suas esposas.

continua após publicidade

Somente em 2016 foram realizados 1.576 matrimônios com essa prática, que foi autorizada em 2002 após a entrada em vigor do novo Código Civil, com base na Constituição Federal que prevê que todos (independente do sexo) são iguais perante a lei. A capital paranaense também registrou alta nesse procedimento, com aumento de 60%, sendo que 370 foram registrados em 2016. 

Vale lembrar que não é possível retirar (ou trocar) o sobrenome depois do casamento, apenas adicionar um dos nomes do esposo ou da esposa. De acordo com pesquisa da Anoreg, em Apucarana, o número de homens que adotou o sobrenome da esposa ainda é tímido, somando desde 2012, apenas 7 casos. Já em Arapongas, essa prática é mais comum: 119 maridos adotaram o sobrenome da esposa registra no mesmo período. Quando Evandro decidiu adotar o sobrenome da família, seu sogro pediu ‘permissão’ ao irmão membro mais velho da família. “A resposta dele foi: será uma honra. Então, a partir do casamento todos me receberam como mais um membro oficial dos 179 integrantes “Mareze”. Agora sou filho do meu sogro também, que considero meu pai de coração, pois carrego o sobrenome dele e o amor pela família”, comenta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Cresce número de maridos que adotam sobrenome das esposas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!