Mais lidas
Especial

Você sabia que o aniversário de Kim Jong-il também foi comemorado no Brasil? Entenda

.

Kim Jong-il e seu filho Kim Jong-un em um desfile comemorando o 65º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), em 2010. (Foto: EPA)
Kim Jong-il e seu filho Kim Jong-un em um desfile comemorando o 65º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), em 2010. (Foto: EPA)

Cerca de 3 meses atrás, mais precisamente no dia 16 de fevereiro, foi celebrado o 75° aniversário de nascimento de Kim Jong-il, pai do ditador Kim Jong-ul que vem assombrando o mundo com suas ameaças de guerra nuclear. Recentemente, no dia 15 de abril, a Coreia do Norte comemorou o 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, fundador do país.

Até ai nenhuma novidade, com certeza você dever ter visto alguma noticia referente a essas comemorações dos norte-coreanos. Mas, o que é de desconhecimento geral, ou de conhecimento de uma minoria, é que o aniversário de Kim Jong-il foi festejado em um evento aqui no Brasil. E por brasileiros.

A Associação de Amizade Coreana (Korean Friendship Society abreviado KFA) é uma associação oficialmente reconhecida pelo governo norte-coreano. A KFA afirma que possui o "propósito de erguer e fortalecer os laços internacionais com a República Democrática Popular da Coreia (RDPC)".

No rodapé de seu site oficial, a KFA coloca o Brasil e Portugal como uns de seus representantes pelo mundo. Apesar do endereço eletrônico brasileiro estar fora do ar, ao clicar no de Portugal o usuário é redirecionado para uma extensão de domínio eletrônico brasileiro chamado InfoCoreia.

Captura de tela do site da KFA

Em uma matéria do site, de titulo "Kim Jong-il evocado no Brasil", é descrito o sucesso de um evento denominado "Ato de Solidariedade à Coreia Popular", realizado no dia 16 de fevereiro na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Organizações como Brigada Populares, Partido Pátria Livre e União Nacional dos Estudantes marcaram presença no encontro.

O texto afirma que "o encontro, além de homenagear o 75º aniversário do nascimento de Kim Jong Il, teve também o objetivo de criar uma plataforma para a possibilidade de um debate público acerca da história da revolução anti-imperialista da Coreia e a sua política militar".

Captura de tela do site de simpatizantes da ditadura norte-coreana

A matéria diz em uma das parte que "No decorrer do evento foram evocados os feitos de Kim Il-sung e Kim Jong-il bem como recordado o fato de a defesa da Ideia Juche e da Política Songun estarem agora sobre os ombros de Kim Jong Un, num panorama internacional que lhe é claramente hostil". 

Ideia Juche é a ideologia oficial de Estado do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que defende que o único objetivo da revolução deve ser as massas e não qualquer poder externo. Já a Política Songun é uma linha de pensamento que entende que as questões militares são mais importantes que todos os assuntos do do país.

A matéria do site InfoCoreia diz que "Lucas Rubio [presidente do Centro de Estudos da Política Songun] dissertou acerca (...) da prontidão e capacidade de combate do Exército Popular da Coreia". A publicação continua, dizendo que "a conferência terminou com uma intervenção de Rosanita Campos [liderança do Instituto da Amizade Brasil-Coreia] que enumerou as grandes conquistas alcançadas na República Popular Democrática da Coreia na construção do socialismo".

O texto da matéria finaliza afirmando que os participantes puderam tirar todas as dúvidas com os oradores referente a Coreia do Norte, que de acordo com o site é "tão desconhecida quanto diabolizada pela imprensa mundial".

PASSAPORTE BRASILEIRO
Em 12 de maio de 1991 Kim Jong-ul e seu irmão mais velho, Jong-chul visitaram secretamente o Japão utilizando passaportes brasileiros verdadeiros com uma identidade falsa para visitar a Disney e partiram onze dias depois de volta ao seu país.

DITADURA
É de notório conhecimento do mundo o quão opressor é o regime ditatorial imposto por Kim Jong-un ao seu povo. A Coreia do Norte é considerada por muitos no mundo todo como um país que possui uma ditadura totalitarista.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber