Especial

As 5 Informações mais importantes sobre Hipertensão

.

A hipertensão é uma doença que atinge grande parcela da população mundial e  afeta diretamente a qualidade de vida. Para compreender a hipertensão é necessário entender o que é a pressão arterial - trata-se de um movimento que faz o sangue ser bombeado do coração para irrigar os órgãos do corpo, e essa ação exerce força contra as paredes das artérias. O aumento dessa força é chamado de hipertensão arterial.

CONHEÇA O PROGRAMA DE HIPERTENSÃO CONTROLADA 

A principal indicação é prevenir a hipertensão com hábitos de vida mais saudáveis e menos sedentários. Mas, a boa notícia é que é possível conviver e reduzir o impacto da hipertensão com mudanças simples. 

1) Os principais fatores que contribuem para a hipertensão são: idade elevada, obesidade, falta de exercícios físicos, má alimentação, sal em excesso, consumo de álcool, tabagismo e estresse.

2) Principais sintomas são: dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido e visão turva. 

3) Impacto da hipertensão: quando a pressão está frequentemente aumentada órgãos importantes como o coração, o cérebro, os rins, os olhos e as próprias artérias sofrem maior desgaste e podem surgir graves doenças.

4) Cerca de 90% dos hipertensos necessitam usar medicamentos continuadamente para o controle da doença.

5) A hipertensão é a doença de maior fator de risco para o desenvolvimento de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

CONTROLE DE HIPERTENSÃO