Especial

Início da safra pode reduzir preço do etanol

Da Redação ·
 Usinas, do Vale do Ivaí já estão procedendo a moagem da cana ,
fonte: Delair Garcia - Tribuna do Norte - Diário do Paraná
Usinas, do Vale do Ivaí já estão procedendo a moagem da cana ,

A maioria das 24 usinas e destilarias de etanol e açúcar existentes noParaná já entrou em funcionamento. O corte e moagem da cana da safra 2011 tiveram início gradativamente a partir de março no Estado. Na região, a Renuka Vale do Ivaí S/A (grupo que assumiu a Vale do Ivaí Açucar e Álcool S/A), de São Pedro do Ivaí, começou a operar no dia 15 de março.

continua após publicidade

Já a unidade da Cooperval-Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí Ltda, de Jandaia do Sul, iniciou seus trabalhos no dia 5 de abril.


Segundo a Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), as usinas do Estado deverão processar, nesta safra, em torno de 47 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O crescimento é 8,8% superior em relação ao ano passado, quando foram moídas 43,5 milhões de toneladas. A estimativa é de uma produção de 1,7 bilhão de litros de etanol anidro e hidratado e 3,4 milhões de toneladas de açúcar.

continua após publicidade


Com a entrada da safra, há uma grande expectativa de que o preço do etanol - tanto do anidro que é misturado à gasolina, como do hidratado que abastece diretamente os veículos - venha a cair tanto nas usinas e nas bombas de combustíveis. Isto porque o produto vem numa escala ascendente desde o ano passado, em função da frustração de safra
registrada em 2010, conforme alegam usineiros. (Leia mais na edição deste domingo da Tribuna do Norte)