MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Compra de pescados requer atenção

Diante da proximidade da Semana Santa, quando o consumo de pescados aumenta, o Procon do Paraná recomenda aos consumidores atenção à qualidade e à procedência do produto. “Procure no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, carimbo d

Da Redação

·
Peixarias registram aumento da procura por pescados em Apucarana
Icone Camera Foto por Delair Garcia
Peixarias registram aumento da procura por pescados em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2011, 09:07:00 Editado em 27.04.2020, 20:48:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diante da proximidade da Semana Santa, quando o consumo de pescados aumenta, o Procon do Paraná recomenda aos consumidores atenção à qualidade e à procedência do produto.

continua após publicidade


“Procure no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, carimbo do Serviço de Inspeção Federal (S.F.I.), indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade”, orienta a coordenadora do órgão, Claudia Silvano.


Primeiro é preciso observar a aparência do pescado. Se vendido inteiro, ele deve ter olhos brilhantes e escamas presas ao corpo. A higiene do local é outro item importante a ser verificado. No supermercado, por exemplo, os peixes devem estar em balcão frigorífico.

continua após publicidade


Na feira, têm que ficar expostos em balcão de aço inox inclinado e protegidos do sol e dos insetos, além de ter gelo picado por cima. É obrigatório o uso de luvas descartáveis pelo feirante.


Para os peixes congelados e os vendidos em embalagens, o balcão de armazenamento não pode estar superlotado. Além disso, o produto congelado deve estar conservado a temperaturas inferiores a -25 graus e o resfriado, entre -0,5º e -2ºC, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Depois de descongelado é recomendável o consumo imediato.


O Procon-PR recomenda que o consumidor que prefere o bacalhau faça uma pesquisa de preços, por se tratar de um produto caro. “Observe se há manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso. Se houver, é uma indicação de bolor ou deterioração”, explica.

continua após publicidade


Em Apucarana, a procura por pescados também aumentou no período da Quaresma. Segundo o gerente da Peixaria Coma Peixe, Luciano Maicher, postas de tilápia e merluza estão entre as mais procuradas pelo consumidor. Peixes mais nobres, como salmão e bacalhau também têm boa saída.


Tanto o bacalhau quanto os ovos de Páscoa estão sendo comercializados por alguns estabelecimentos em pagamentos parcelados. O consumidor deve se certificar das vantagens e desvantagens desta opção. Também há grande variação de preços e condições de pagamento. O Procon de Apucarana publicou, há cerca de duas semanas, uma pesquisa com a variação de preços dos produtos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Compra de pescados requer atenção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!