Especial

Compra do chocolate merece atenção

Da Redação ·
 Ovos de Páscoa já estão expostos em supermercados de Apucarana
fonte: Sérgio Rodrigo
Ovos de Páscoa já estão expostos em supermercados de Apucarana

Faltando um mês para a Páscoa, a temporada dos ovos de chocolate já começou a colorir lojas e supermercados de Apucarana. Branco, ao leite, crocante ou trufado, a iguaria à base de cacau merece atenção do consumidor na hora de escolher as opções mais saudáveis.

continua após publicidade


Bem por isso, a nutricionista Natália Brandão recomenda apostar em chocolates com maior concentração de cacau. “Com um percentual de 60%, por exemplo, o ovo vem com mais chocolate e menos gordura. Assim, é possível aproveitar mais também as propriedades benéficas do chocolate, como as antioxidantes”, ensina.


Ela assinala que, além de combater o envelhecimento, o chocolate tem propriedades estimulantes, como a serotonina, que melhora o humor. Mesmo assim, conforme a especialista, é importante tomar cuidado com a quantidade de chocolate ingerida diariamente. “O ideal é não exagerar. Uma pessoa deve consumir por dia apenas 10 gramas, o que seria um bombom. No caso das crianças, as mães não devem substituir uma fruta como sobremesa, por um chocolate”. Natália também sustenta que os chocolates dietéticos são indicados apenas para portadores de diabetes. Quem busca um produto com menos açúcar, deve procurar os produtos light. “Se o uso for o diet só para manter peso, não vai adiantar. Chocolates desse tipo costumam ter mais gordura”, comenta.

continua após publicidade


Os ovos de Páscoa hidrogenados também estão na berlinda, conforme a nutricionista. Apesar de apresentar maior durabilidade, este tipo de chocolate têm mais gordura e menos cacau. “As pessoas devem tomar cuidado com os ovos caseiros, que costumam ter mais material hidrogenado”, salienta.


Já o instrutor do curso de Confecção de Ovos de Páscoa do Senac, Gervásio Tono, observa que o consumidor deve estar atento à procedência e validade dos produtos. “Prestar atenção nestes dados e a linha do chocolate, se é nobre ou de primeira, é fundamental”, diz. Os interessados em aprender a confeccionar ovos de Páscoa podem se inscrever no curso oferecido pelo Senac. A capacitação, que acontece de 31 de março a 8 de abril, terá 21 horas. O investimento é de R$ 154. Maiores informações através do telefone (43) 3423-2423.