Especial

30º BIMtz participará de mutirão contra a dengue

Da Redação ·
Mutirão buscará eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti
fonte: Arquivo TN
Mutirão buscará eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Perto de enviar soldados para cumprir mais uma missão fora do Estado, no complexo de favelas do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, o 30º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) informou ontem que participará também, na semana que vem, de uma tarefa com a comunidade de Apucarana.

continua após publicidade


De acordo com o comandante da organização militar, tenente-coronel Wellington Lousada, integrantes do 30º BIMtz vão ajudar no mutirão de combate à dengue em bairros da cidade, a partir da próxima segunda-feira. Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) e pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), a ação será desencadeada semanalmente. “Serão dois dias colaborando com militares e duas viaturas. Vamos começar pelo batalhão, o Núcleo Habitacional Adriano Correia”, comenta Lousada.


Segundo ele, apenas 12 soldados do 30º BIMtz atuarão na iniciativa. Outros 150 militares iniciaram ontem os treinamentos para a missão no Rio de Janeiro e devem ser enviados para lá no dia 10 de abril. No ano passado, 34 soldados participaram durante seis meses da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) em Porto Príncipe, no Haiti.

continua após publicidade


O coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Flávio Boiça, assinala que a tarefa nos bairros consistirá em um verdadeiro “bota-fora”. “Vamos recolher com caminhões materiais e móveis que as pessoas não usam mais, lixo e entulho. O objetivo é evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e de pragas típicas do calor”, diz. Além do recolhimento, os participantes do mutirão vão montar nos bairros barracas para orientar a população com dicas de saúde.


Em Apucarana, embora haja apenas uma confirmação de dengue até o momento, já foram registradas 93 suspeitas da doença neste ano. Em toda a 16ª Regional de Saúde, esse número chega a 205.