MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Justiça sobrecarregada

Embora seja uma reivindicação antiga não só do Judiciário, mas também da comunidade, a comarca de Apucarana ainda está longe de conquistar uma segunda vara para assuntos criminais no Fórum Desembargador Clotário Portugal. No final de janeiro, o então p

Da Redação

·
Vara para assuntos criminais na Comarca de Apucarana acumula processos
Icone Camera Foto por André Veronez
Vara para assuntos criminais na Comarca de Apucarana acumula processos
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.02.2011, 10:28:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Embora seja uma reivindicação antiga não só do Judiciário, mas também da comunidade, a comarca de Apucarana ainda está longe de conquistar uma segunda vara para assuntos criminais no Fórum Desembargador Clotário Portugal. No final de janeiro, o então presidente do Tribunal do Justiça, o desembargador Celso Rotali Macedo, se surpreendeu, durante a instalação da Vara da Família em Arapongas, ao constatar que a jurisdição em Apucarana ainda não havia sido criada. O pedido para o projeto, no entanto, data de 2006, e o próprio fórum da comarca foi desenvolvido visando a ampliação das atividades.

continua após publicidade


O desembargador, que pretendia instalar a segunda Vara Criminal naquela ocasião, se comprometeu a enviar o projeto para a criação ao Governo do Estado. Mas, com a posse de uma nova cúpula no TJ, a tarefa, conforme a assessoria de imprensa do órgão, ainda não tem previsão para ocorrer.


Enquanto isso, a única Vara Criminal da comarca se desdobra para atender os processos que chegam. De acordo com o promotor de Justiça que atua na área, Walter Yuyama, são mais de mil ações penais. Os inquéritos abertos também já ultrapassam a casa dos três mil. Segundo o Cartório Criminal do fórum, alguns processos ainda são de 2005.

continua após publicidade


“Isso leva a uma demora muito maior no trabalho do Judiciário. É fundamental que tenhamos uma nova Vara Criminal, porque precisamos ter mais agilidade. Não adianta a polícia prender, investigar e não se ter depois o efeito da Justiça”, afirma.


Essa falta de reforço para a jurisdição, segundo ele, também vem gerando defasagem no número de profissionais que atuam na Promotoria Criminal. “Nós já temos um promotor a menos, que é o que seria designado para o Juizado Especial. Assim, os três promotores da cidade fatalmente acumulam essa função e os processos”, argumenta.


Ao mesmo tempo, Yuyama observa que a criação de uma segunda vara traria benefícios para a segurança pública e para o trabalho do Ministério Público. “Neste caso, haveria mais uma vaga para juiz e para promotor de Justiça em Apucarana, bem como revisão dos processos e melhor divisão”, salienta.

continua após publicidade


Além de Apucarana, Arapongas também já anunciou a necessidade de uma nova vara para assuntos criminais.



Demanda é inesgotável, diz OAB

continua após publicidade


Para o presidente da subseção de Apucarana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Júlio César Gonçalves, a criação de uma segunda Vara Criminal em Apucarana garantiria, sobretudo, mais rapidez aos julgamentos dos processos.


“Mesmo contando com o empenho do juiz da área e dos promotores e demais funcionários, não é humano esgotar a demanda que temos”, avalia.

continua após publicidade


Ele assinala que a OAB tem participado, nos últimos anos, da mobilização para a instalação da jurisdição na comarca. “É um pedido antigo, sempre salientado pela entidade e pelos desembargadores durante as correições que acontecem em Apucarana”, pontua o advogado.


Projeto para área trabalhista


De acordo com o presidente da subseção de Apucarana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Júlio César Gonçalves, o município vem driblando ainda a problemática do acúmulo de processos em outras varas de Apucarana, como a do Trabalho. Neste caso, a criação de uma nova jurisdição para a área já está encaminhada, segundo a diretora da Vara do Trabalho, Rafaela Fabbri César Jorge.


“A comarca vai entrar em um projeto de lei que vai passar pelo Conselho de Justiça do Trabalho e depois pelo Conselho Nacional de Justiça”, comenta ela.


Com o reforço, Apucarana terá mais um juiz na Vara do Trabalho, além dos dois que já atuam na área – um titular e um auxiliar. A Vara do Trabalho tem cerca de cinco mil processos em andamento no município.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça sobrecarregada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!