Especial

Faxinal vira campo experimental de tomate

Da Redação ·
 Agricultores e lideranças comunitárias mostram as mudas
fonte: Delair Garcia
Agricultores e lideranças comunitárias mostram as mudas

Produtores rurais de Faxinal receberam na semana passada um lote de 2,8 mil mudas de uma nova variedade de tomate fornecidas pela empresa italiana Indústria Conserve Alimentari Carlo Manzella, interessada em se instalar no município. As mudas foram produzidas no Estado de São Paulo, porém através de sementes provenientes de campos de produção da empresa na Itália.

continua após publicidade


Os agricultores vão fazer experimentos desta cultivar no sentido de saber até que ponto a variedade vai se adaptar às condições climáticas e de solo do município, sua produtividade e qualidade. Depois de conhecidos os resultados - e esses sendo favoráveis - a empresa irá investir no plantio em grande escala para abastecimento da unidade de conservas a ser instalada no município. O experimento terá o acompanhamento técnico do engenheiro agrônomo Reginaldo Pavezi e do técnico agrícola Flávio
Jedneralski, do escritório local da Emater.


Nos últimos anos, Faxinal vem ocupando posição de destaque e passou a ser conhecido como a “capital do tomate em estufa” do Paraná, com expressiva produção e qualidade dos frutos. O município tem uma área plantada de 224 hectares, o equivalente a 3,5 milhões de pés. A produção anual é de 19.250 toneladas. Há algum tempo, Faxinal também já vem atraindo a atenção de grupos transnacionais, que atuam na cadeia produtiva do tomate.

continua após publicidade


No início de dezembro passado, o prefeito Adilson Silva Lino (PDT), que desde que assumiu o mandato vem sendo parceiro e apoiando todas as iniciativas neste segmento, manteve contato e esteve reunido com uma missão empresarial italiana,  representando esta empresa. A comitiva demonstrou grande interesse, diante dos cenários apresentados, em instalar no município uma unidade de processamento de polpa de tomate em larga escala, o que representaria um grande benefício para todos aqueles que encontram-se vinculados à produção e comercialização do fruto.

Indústria é bem-vinda na cidade


O prefeito Adilson Silva Lino assinala que a possibilidade de instalação de uma indústria de polpa de tomate em Faxinal vem entusiasmando a todos, já que a concretização de um empreendimento deste porte alavancaria consideravelmente a economia do município, valorizando sobremaneira o produto. Isso agregaria considerável valor na sua comercialização, e ainda fomentaria a criação de inúmeros novos postos de trabalho no município. “Estamos esperançosos para que efetivamente nosso município possa vir a sediar uma indústria deste porte, pois isso é muito importante para nossa população, estabelecendo um novo momento econômico, com a abertura de oportunidades para todos, e parcerias como estas são muito bem vindas”, conclui o prefeito Silva Lino. (EC)