Especial

PRF faz alerta para riscos nas estradas

Da Redação ·
Faróis acesos, redução de velocidade e cuidado com lâminas d’água fazem parte das regras para trafegar com segurança
fonte: Delair Garcia
Faróis acesos, redução de velocidade e cuidado com lâminas d’água fazem parte das regras para trafegar com segurança

A temporada de chuvas que chegou com o início do ano exige atenção redobrada na estrada. Somente nesta semana, um temporal foi apontado como uma das prováveis causas de um acidente que deixou quatro pessoas mortas na PR-218, no Contorno Sul de Astorga.

continua após publicidade


O chefe do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Wilson Martinez, afirma que, embora o número de ocorrências fatais registradas em dias chuvosos seja menor do que quando o tempo está bom, os condutores devem seguir algumas regras para evitar transtornos na estrada.


“É importante manter sempre água no reservatório do limpador de para-brisa do veículo. A sujeira e gordura que acumulam no vidro podem atrapalhar a visão do condutor nestas horas”, alerta.

continua após publicidade


Ele também recomenda que, em dias de chuva, é fundamental dirigir com os faróis acesos. Já ligar as luzes de alerta do veículo em movimento está proibido. “No interior, essa prática é muito comum, mas errada. Quem está vindo atrás pode pensar que o carro da frente está parado e reduzir a velocidade, causando um acidente”, explica.


Nos casos de chuva torrencial, a dica, conforme Martinez, é buscar um lugar seguro para esperar, desde que não seja no acostamento. “Se for necessário parar o veículo, deve-se procurar um abrigo ou um posto de gasolina. No acostamento, há o risco de algum carro se perder na pista, devido à neblina, e trafegar por ali”, pontua.


O policial lembra ainda que todo o cuidado é pouco para evitar aquaplanagens. Dirigir em velocidade mais baixa e evitar passar por poças ou “lâminas d’água” também pode ser útil. “Se o motorista estiver aquaplanando, nunca deve virar o volante. Ele precisa tirar o pé do acelerador e evitar frear bruscamente. O certo é aguardar a reação do veículo”. Deixar os pneus mais novos na parte traseira do veículo também é recomendado para garantir mais aderência junto ao solo.


“Além disso, durante a chuva, o bom é termos uma distância de três a quatro segundos do carro à frente”, ensina Martinez.