Especial

Veja como garantir férias mais seguras

Da Redação ·
Férias devem ser sinônimo apenas de alegria
fonte: Sérgio Rodrigo
Férias devem ser sinônimo apenas de alegria

A atenção com as crianças precisa ser redobrada durante as férias de verão. Seja em casa ou viajando, os pais devem estar de olho nos pequenos para evitar transtornos nesta época do ano.

continua após publicidade


O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Pedro Faria, alerta que transportar as crianças com os dispositivos de segurança exigidos por lei é essencial para garantir mais tranquilidade na rodovia. Esta é a única maneira de tentar evitar lesões graves em acidentes.


“É importante ainda que as crianças estejam acompanhadas por sua família ou responsáveis, portando sempre os documentos de identificação, como a certidão de nascimento”, assinala.

continua após publicidade


No campo da saúde, o pediatra Takanori Yoshida recomenda que as crianças tomem bastante líquido durante o verão, a fim de evitar uma desidratação. Frutas e uma alimentação sem frituras e gorduras também são indicadas para esta temporada, que não deve ter exageros quando o assunto é cardápio.


“O melhor horário para tomar sol de manhã é entre às 9 e 10 horas e após às 17 horas, à tarde. É preciso usar ainda protetor solar com fator no mínimo 30”, ensina.


Além de supervisão extra em locais com aglomeração de pessoas, os adultos devem estar atentos com a movimentação dos pequenos em praias, em função do risco com a correnteza. O ideal é que as crianças menores, que ainda não se comunicam bem, usem pulseiras de identificação com o nome e telefone dos pais. Já as maiores devem ser orientadas a procurar ajuda com bombeiros e policiais em caso de se perderem.


Crianças que passam férias em casa também têm que lidar com o perigo dos afogamentos em piscinas, que só devem ter a entrada fiscalizada pelos responsáveis. Nadar requer acompanhamento de adultos. De acordo com o Programa de Prevenção a Acidentes na Família (Propaf), é necessário tomar ainda cuidado com vasos sanitários, baldes e bacias que podem tirar a vida de crianças por afogamento. Na cozinha, as panelas devem ficar em queimadores no fundo do fogão, com cabos voltados para dentro.