MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Festas de fim de ano e calor exigem cuidados especiais com a alimentação

Com o inicio do verão, alguns cuidados devem ser tomados para evitar o surgimento de doenças. Manter a alimentação saudável, ingerir bastante líquidos e estar atento às condições de armazenamento dos alimentos, principalmente na praia, são algumas dica

Da Redação

·
Imagem Ilustrativa
Icone Camera Foto por Google Imagens
Imagem Ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.12.2010, 11:56:00 Editado em 27.04.2020, 20:53:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o inicio do verão, alguns cuidados devem ser tomados para evitar o surgimento de doenças. Manter a alimentação saudável, ingerir bastante líquidos e estar atento às condições de armazenamento dos alimentos, principalmente na praia, são algumas dicas importantes para esta época do ano.

continua após publicidade

Mesa farta, mistura de salgados, doces e bebidas variadas, são comuns às festas de fim de ano. Com os excessos, surgem as doenças gastrointestinais – patologias nos órgãos do sistema digestivo como intestino, estômago e fígado –, além da preocupação em ganhar peso.

continua após publicidade

Náuseas, dor de estômago, dor de cabeça e vômito podem ser alguns sintomas de que houve exagero na refeição. A chefe da divisão sanitária de alimentos da Secretaria de Estado da Saúde, Marise Penteado, afirma que é adequado optar por pratos que tragam saladas, legumes, frutas e fibras. “Devemos dar preferência às carnes grelhadas, assadas ou cozidas, como, por exemplo, peito de peru ou chester”.

continua após publicidade

O tempero das saladas deve ser feito com limão ou vinagre. “É aconselhável evitar a maionese ou azeite, principalmente em função do calor e porque muitas vezes as ceias demoram a acontecer”. Junto com esses pratos vem os acompanhamentos. “O ideal é optar por arroz ou farofa, evitando colocar bacon ou linguiçinha”.

DOCES – A hora da sobremesa também exige cautela. Ingerir porções pequenas e sobremesas que levem frutas ajudam o corpo a ter uma digestão mais rápida. “Evitar doces que tenham muito leite em sua composição é ideal, pois eles possuem muitas calorias”. Damascos, ameixas, melão, pêssegos e kiwi são boas opções. “Procure evitar bombons, doces e licores e os panetones com recheio de chocolate são ainda mais calóricos que os com frutas cristalizadas”.

continua após publicidade

Para quem esta preocupado com a balança, o ideal é que seja feito um lanche antes da ceia. “Comer sanduíches integrais, barras de cereais ou algum tipo de carne magra ou frutas. Com isso, a pessoa chegará com pouca fome na hora da refeição”.

continua após publicidade

A ingestão de bebidas alcoólicas também precisa ser controlada, pois a maioria de vinhos e espumantes contém açúcares. É fundamental que não se beba em excesso e que o consumo destas bebidas seja intercalado com água ou suco de frutas, que hidratam e recuperam o organismo.

“Os diabéticos especialmente devem estar atentos à ingestão de bebidas devido ao risco de hipoglicemia (baixa do açúcar no sangue) e a alimentos ricos em carboidratos (açúcares) que podem levar a hiperglicemia”.

continua após publicidade

VERÃO - Com o calor é preciso redobrar os cuidados com os alimentos que se consome durante o dia. São comuns problemas de saúde como desidratação, diarréia e aumento de peso, ocasionados pela alimentação inadequada. “Deve-se aumentar o consumo de água, ingerir, no mínimo, três litros por dia. É importante também aumentar o consumo de legumes, verduras e frutas e evitar alimentos gordurosos”.

Também é importante estar atento à alta temperatura. Evitar o consumo de alimentos perecíveis (sanduíches, salgados, queijos, bolos, doces recheados e com cobertura, por exemplo) vendidos por ambulantes. Marise alerta ainda para que sejam observados os locais onde serão feitas as refeições. “Temos que estar atento aos quiosques, bares e restaurantes, a organização e limpeza das instalações, condições de higiene dos funcionários, além da temperatura dos alimentos perecíveis”.

Outras dicas como preparar alimentos o mais próximo possível do horário de consumo, manter os alimentos sempre em recipientes bem tampados e abrigados do sol, além de guardar os que necessitam de refrigeração dentro de caixas isotérmicas abastecidas com gelo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Festas de fim de ano e calor exigem cuidados especiais com a alimentação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!