MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

O que seu filho anda aprendendo na TV

Atitudes estranhas, palavras diferentes ou até mesmo reações agressivas. Qual é o pai ou a mãe que nunca presenciou alguma dessas mudanças no comportamento do filho? Pois esse é um problema cada vez mais comum nas famílias. E, na maioria das vezes, sem

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2010, 16:24:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Atitudes estranhas, palavras diferentes ou até mesmo reações agressivas. Qual é o pai ou a mãe que nunca presenciou alguma dessas mudanças no comportamento do filho? Pois esse é um problema cada vez mais comum nas famílias. E, na maioria das vezes, sem saber o que fazer, os pais perguntam: “Onde foi que meu filho aprendeu isso?” Por mais incrível que pareça, a resposta para esta pergunta pode estar relacionada à televisão.

continua após publicidade


Mesmo quando a idade é superior à faixa etária mínima adequada informada pela emissora, os pais muitas vezes não acreditam que o filho está pronto para ver o que se passa na TV. E, quando isso acontece, é difícil convencer a criança de que já está na hora de ir dormir. Tânia da Silva é mãe de duas crianças, Lucas e Juliana, de 3 e 9 anos, respectivamente . Ela diz que depois que os filhos nasceram, resolveu ficar em casa, se dedicando exclusivamente à educação deles. Ela adotou algumas regras para uso da TV logo quando as crianças chegaram à família, pois acredita que é certo que a televisão pode influenciá-las.


Tânia diz que quando seus filhos estão na sala, ela se mantém atenta. Pois tem notado cada vez programações com herois, ação e aventura que tentam, a todo custo, ganhar a simpatia das crianças. Para ela, alguma das vezes os próprios desenhos são inadequados, pois ensinam a trapacear, mentir, omitir e por aí vai. Para driblar situações assim, Tânia é quem fica com o controle da TV na mão, procurando explicar aos filhos os valores negativos de alguns programas. “Esse é o primeiro passo para aprenderem o que é aproveitável ou não”, diz ela, acrescentando que, na próxima ocasião, eles próprios saberão identificar e mudar o canal.

continua após publicidade


Na "lista de regras" da mãe, as crianças só têm permissão para assistir programas e desenhos em determinados horários do dia, para que possam dividir o tempo livre com outras coisas também. "Mas a televisão oferece muita coisa boa e interessante também, como os programas e desenhos educativos, que apresentam valores importantes para os pequenos”, avalia Tânia.

CONTROLE O QUE A CRIANÇA ASSISTE

continua após publicidade


Para a psicóloga Ana Maria Baptistela Toth, algumas emissoras de televisão parecem não estar muito preocupadas com o conteúdo apresentado nos horários nobres e até mesmo com a programação destinada ao público infantil. “As crianças estão sempre atentas a tudo aquilo que ouvem ou vêem. E como estão em fase de desenvolvimento, podem ser facilmente influenciadas”, avalia.
A seguir, a psicóloga dá algumas dicas de como as crianças podem fazer uso da televisão sem que isso possa lhes causar problemas futuros. Confira:


1 - Sempre assista TV junto com seu filho
Da mesma forma que a mãe se senta com a criança para comer, deve ter cuidado também com a televisão. Exceto quando se trata de um filme que os pais já conhecem e sabem que não apresenta conteúdo inadequado.


2 - Mantenha o diálogo durante a programação
Sempre converse com a criança sobre o que está assistindo, explicando as cenas, orientando e perguntando o que ela está entendendo. Assim, fica mais fácil identificar como ela está interpretando aquilo que assiste.

continua após publicidade


3 – Proíba cenas de sexualidade e violência
Muitas vezes os pais é que devem se adaptar ao uso da televisão. Enquanto a criança ainda não foi dormir, escolha uma programação sadia para que ela também possa acompanhar.


4 – Preste atenção nos desenhos
Mesmo sendo desenho animado, não significa que os pais podem deixar as crianças à vontade. Existem muitos desenhos perigosos e violentos, apropriados apenas para o público adulto. Lembre-se: ao assistir desenhos, a criança quase sempre escolhe um personagem como ídolo.

5 - Estipule tempo e atividades para as crianças
A criança não pode só ficar em frente à TV, ao computador, videogame ou outros eletrônicos. Ela precisa ter tempo também para estudar, brincar, ler, praticar esportes, aulas de xadrez, etc. “Acredito que, com limites e parceria entre pais e filhos, é possível conciliar e caminhar em harmonia no bom uso da televisão", concluiu Ana Maria.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "O que seu filho anda aprendendo na TV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!