Especial

Qualidade de vida é indispensável para chegar à terceira idade

Da Redação ·
 Caminhar é uma das melhores atividades
fonte: Nossa Dica
Caminhar é uma das melhores atividades

*Observação: Matéria foi postada em 01/10/2010

continua após publicidade

Na Semana Nacional do Idoso, comemorada entre o dia 27 de setembro a 1ª de outubro, a atenção se volta às pessoas que já passaram dos sessenta anos. Saúde é fundamental para integrar o grupo da terceira idade ou como muitos preferem da melhor idade.


A quantidade de vida está relacionada diretamente à qualidade de vida. O médico especialista em geriatria, Cláudio Roberto Dias, 54 anos, de Apucarana, recomenda a prevenção. “É importante sempre fazer exames complementares para avaliar as condições biológicas e psicológicas acompanhada de exercícios regulares, uma boa alimentação e viver sem abusos”, frisa.


O especialista também chama a atenção das mulheres para ficar bem depois dos sessenta. Elas são mais suscetíveis às doenças ósseas, como a osteoporose. Além disso, nunca devem se esquecer de visitar o ginecologista. “Este profissional é fundamental da vida da mulher porque ele vai fazer todo o acompanhamento hormonal da mulher e vai saber quando indicar, por exemplo, a recomposição desses hormônios”, assinala.


Agora para ficar bem com o corpo independente do sexo, o ideal é caminhar ao menos uma hora por dia, segundo Dias. Conforme o médico, o exercício regular faz bem a parte muscular, esquelética, cardiopulmonar e vascular. E o melhor é que não custa nada. Se não bastasse os benefícios ao corpo também é um elixir a alma.


Outro componente indispensável para ficar de bem com o corpo e com o espírito é não esquecer o bom humor.


Amigos da melhor idade


O grupo de amigos composto por Augusto Beletato, 67 anos, Eurípedes Fornal, 69, Antônio Beletato,78, Antônio Papa, 84 e Luiz Câmara, 73, é um bom exemplo de como manter o auto-astral e se divertir até mesmo nos dias nublados.


Todos os dias, eles se reúnem na Praça Duque de Caxias, em Apucarana, para uma boa partidinha de truco. Na rosa o que não falta são risos e boas histórias.

continua após publicidade