Especial

Aprenda como fazer um repelente caseiro para sua horta

Da Redação ·
Foto: Michael Heinrich/Creative Commons
Foto: Michael Heinrich/Creative Commons

É necessário que haja diariamente um acompanhamento da horta para evitar que sejam causados nela danos por insetos. Se for verificada a presença de ovos de borboletas na face inferior da folha das hortaliças, deve-se esmagá-los para interromper o ciclo de vida delas, impedindo que nasçam as lagartas. 

continua após publicidade

No caso de haver algum besouro que esteja comendo as folhas, também pode-se optar pela utilização de uma calda repelente à base de pimenta e fumo. Junte 50 gramas de fumo, 50 gramas de pimenta picante e 1 litro de álcool. Deixe a mistura descansar por sete dias. Em seguida, adicione ao preparo 250 gramas de sabão neutro ou detergente em 10 litros de água. Após coar o material, pulverize sobre as plantas a solução que serve para o controle de lagartas, cochonilhas e vaquinhas. 

O amarelecimento da couve, no entanto, é possível que seja oriundo do ataque de alguma doença. Recomenda-se sempre preferir cultivar plantas de origem conhecida, de viveiros idôneos ou sementes de marcas comerciais já consolidadas no mercado.

continua após publicidade

Fonte: Globo Rural