Começou na quinta-feira (15) o vazio sanitário da soja no Paraná (PR). Além do Estado paranaense, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia também aderem à medida no mesmo período que vai até 15 de setembro. Até lá fica proibido manter ou plantar pés de soja.
O objetivo da prática é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática – uma das doenças mais problemáticas dessa cultura - durante a entressafra. Quando o ciclo desse fungo é interrompido ele não sobrevive o que diminui sua incidência no próximo plantio.
A pesquisadora explica que o fungo que causa a ferrugem-asiática é biotrófico, ou seja, precisa de hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. “Ao eliminarmos as plantas de soja na entressafra ‘quebramos’ o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente”, diz Claudine.
Deixe seu comentário sobre: "Vazio sanitário da soja começa vigorar no Paraná "
O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.