Especial

Mãe salva bebê engasgado através orientações dos bombeiros pelo 193

Da Redação ·

Um recém-nascido engasgado com leite foi salvo através de orientações do Corpo de Bombeiros repassadas para a mãe pelo 193 – número de telefone para emergência. A situação aconteceu na noite de terça-feira (06) em Umuarama, no Paraná (PR).

continua após publicidade

A mulher entrou em contato com o Corpo de Bombeiros pedindo socorro após o neném engasgar após mamar. Enquanto uma ambulância era deslocada até à residência, um socorrista passou para a mãe quais manobras eles deveria fazer para desobstruir as vias aéreas da criança.

Através das orientações a mãe conseguiu voltar a respiração do recém-nascido e quando a ambulância chegou o bebê já retomava os sentidos. Ele foi encaminhado ao hospital para observação e passa bem.

continua após publicidade

O Corpo de Bombeiros alerta que neste caso é necessário que a pessoa tente manter a calma para conseguir realizar todas orientações. Em recém-nascidos a recomendação é de que o responsável vire o bebê de barriga para baixo apoiado sobre uma perna ou quando bem pequenos, sobre o antebraço, e faça a tapotagem – tapas leves e precisos nas costas.