MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Queda nas temperaturas exige mais atenção com aquecedores a gás

Com a queda das temperaturas, o cuidado com os equipamentos a gás, principalmente os aquecedores de água, deve ser redobrado. A tendência de manter os espaços sem ventilação ou pouco arejados propicia o surgimento do monóxido de carbono, um gás inflamável

Da Redação

·
A manutenção dos equipamentos deve ocorrer a cada seis ou oito meses (Foto - reprodução: multeletro)
Icone Camera Foto por Reprodução
A manutenção dos equipamentos deve ocorrer a cada seis ou oito meses (Foto - reprodução: multeletro)
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.05.2017, 12:11:00 Editado em 30.05.2017, 12:19:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a queda das temperaturas, o cuidado com os equipamentos a gás, principalmente os aquecedores de água, deve ser redobrado. A tendência de manter os espaços sem ventilação ou pouco arejados propicia o surgimento do monóxido de carbono, um gás inflamável e tóxico que quando inalado pode causar envenenamento. Por não ter cor e nem cheiro esse gás é de difícil percepção.

continua após publicidade

A orientação da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) é que a manutenção dos equipamentos ocorra a cada seis ou oito meses, e algumas normas devem ser seguidas na instalação dos aparelhos.  

De acordo com o gerente de Serviços ao Cliente da Compagas, Hamilton Azevedo, é preciso promover o consumo consciente e seguro dos aquecedores a gás. “Para evitar acidentes, os equipamentos a gás devem ser mantidos em bom estado de conservação, estar sempre com a manutenção em dia e instalados em locais com ventilação adequada. Essas indicações valem para o ano todo, mas no inverno, quando a tendência é manter portas e janelas fechadas, o cuidado deve ser ainda maior”, orienta. 

continua após publicidade

O Corpo de Bombeiros do Paraná também alerta que a manutenção constante de equipamentos a gás é a melhor maneira de evitar acidentes com o monóxido de carbono. Entre os itens que precisam ser verificados estão as instalações dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água; a pressão; os bicos de entrada do gás e da água e os queimadores.  

As principais causas de acidentes com monóxido de carbono, também de acordo com o Corpo de Bombeiros, são a falta de ventilação e a má instalação dos aparelhos a gás - principalmente aquecedores de água - como deficiência da chaminé e local inapropriado. O mais indicado é que aquecedores de água a gás sejam instalados na área de serviço porque costuma ser o ambiente mais arejado da casa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Queda nas temperaturas exige mais atenção com aquecedores a gás"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!