Especial

Conheça 5 sintomas considerados comuns que podem ser sinal de câncer

Da Redação ·
Esses sintomas são mais comuns do que você imagina. (Foto: Divulgação)
Esses sintomas são mais comuns do que você imagina. (Foto: Divulgação)

Um levantamento realizado pelo Cancer Research UK, compilou alguns sinais de câncer ignorados com frequência. O estudo contou com a participação de 1 700 pessoas, todas acima de 50 anos que responderam a questionários sobre os incômodos que haviam sentido nos três meses anteriores à constatação da doença. 

continua após publicidade

Os autores selecionaram 50 pessoas do grupo para uma apuração mais criteriosa e descobriram que 45% não chegam nem a se preocupar em consultar um médico para ter um diagnóstico do que estava acontecendo. 

Esses sintomas de câncer (neoplasia) são bastante comuns e, na maioria das vezes, sugerem problemas simples de lidar. Por outro lado, existe a possibilidade de essas manifestações serem o primeiro vestígio de uma condição mais séria. 

continua após publicidade

Veja os cinco sintomas comuns relacionados ao surgimento do câncer:

1.Caroços (pode indicar vários tipos de câncer)
Esses inchaços ocorrem no sistema linfático, rede de vasos e gânglios essenciais para a imunidade. 

2.Dificuldades para engolir (câncer de garganta ou de esôfago)
Lesões malignas nesses órgãos dificultam a deglutição.

continua após publicidade

3.Tosse e rouquidão (câncer na garganta ou nos pulmões)
Embora esses sintomas sejam ligados a alergias e resfriados, é bom examinar mais a fundo o que está acontecendo se eles teimarem por várias semanas.

4.Mudança na rotina intestinal (câncer colorretal)
Dependendo de sua localização, os tumores de intestino grosso aumentam a frequência das fezes e propiciam quadros de diarreia intensa. A colonoscopia, um exame que vasculha as paredes do órgão, é a melhor maneira de verificar se existe uma multiplicação anormal de células na região.

5.Perda de peso sem motivos (vários tipos de câncer)
Tumores conseguem "sugar" parte da energia que abastece as células saudáveis. Não é raro que a condição também abale o apetite, o que faz o peso cair.

Com informações da Revista Saúde