Especial

Vantagens de trabalhar nas nuvens

Da Redação ·
Ilustração de cloud computing
Ilustração de cloud computing

Cloud computing conhecido como computação nas nuvens ou computação em nuvem, essencialmente significa utilizar e ter acesso às mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em computadores locais.

continua após publicidade

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, via internet - daí a alusão à nuvem e o uso é mais viável do que o uso de unidades físicas.

Tipos de “Nuvens”

continua após publicidade

Nuvem privada

São aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado.

Nuvem pública

continua após publicidade

Uma nuvem é chamada de "nuvem pública" quando os serviços são apresentados por meio de uma rede que é aberta para uso público. Serviços de nuvem pública podem ser livres.

Nuvem comunitária

É compartilhada por diversas organizações e suporta uma comunidade específica. Pode ser administrado por organizações ou por um terceiro e pode existir localmente ou remotamente.

continua após publicidade

Nuvem híbrida

Nas nuvens híbridas temos uma composição dos modelos de nuvens públicas e privadas. Elas permitem que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados a partir de uma reserva de recursos em uma nuvem pública. Essa característica possui a vantagem de manter os níveis de serviço mesmo que haja flutuações rápidas na necessidade dos recursos.

continua após publicidade

Vantagens

A maior vantagem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador.

As atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário.

O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional".

Os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar.

O usuário tem um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois a maioria dos sistemas de computação em nuvem fornece aplicações gratuitamente e, quando não, são pagas somente pelo tempo de utilização. Não é necessário pagar por uma licença integral de uso de software.

Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes e da instalação dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem.