Mais lidas
Ver todos

    Especial

    Ilustração de cloud computing
    Foto por
    Escrito por Divulgação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Cloud computing conhecido como computação nas nuvens ou computação em nuvem, essencialmente significa utilizar e ter acesso às mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em computadores locais.

    O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, via internet - daí a alusão à nuvem e o uso é mais viável do que o uso de unidades físicas.

    Tipos de “Nuvens”

    Nuvem privada

    São aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado.

    Nuvem pública

    Uma nuvem é chamada de "nuvem pública" quando os serviços são apresentados por meio de uma rede que é aberta para uso público. Serviços de nuvem pública podem ser livres.

    Nuvem comunitária

    É compartilhada por diversas organizações e suporta uma comunidade específica. Pode ser administrado por organizações ou por um terceiro e pode existir localmente ou remotamente.

    Nuvem híbrida

    Nas nuvens híbridas temos uma composição dos modelos de nuvens públicas e privadas. Elas permitem que uma nuvem privada possa ter seus recursos ampliados a partir de uma reserva de recursos em uma nuvem pública. Essa característica possui a vantagem de manter os níveis de serviço mesmo que haja flutuações rápidas na necessidade dos recursos.

    Vantagens

    A maior vantagem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador.

    As atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário.

    O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional".

    Os softwares e os dados podem ser acessados em qualquer lugar.

    O usuário tem um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois a maioria dos sistemas de computação em nuvem fornece aplicações gratuitamente e, quando não, são pagas somente pelo tempo de utilização. Não é necessário pagar por uma licença integral de uso de software.

    Diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes e da instalação dos softwares nos computadores corporativos, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Jornal da Tribuna 2ª Edição - Destaque: Pré Candidato a vereador em Apucarana desmente boato sobre prisão

    Deixe seu comentário sobre: "Vantagens de trabalhar nas nuvens"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Mais Notícias