Exposição retrata vida de São José - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Especial

Escrito por Cyndi Annielli - Tribuna do Norte - Diário do Paraná
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Retratar a vida de um dos santos mais populares da Igreja Católica através de imagens. Partindo dessa ideia, o padre José Antônio Bertolini, criou a exposição iconográfica de São José, em Apucarana. O acervo está localizado no Centro de Espiritualidade Josefino, da Congregação de Oblatos de São José, único especializado no estudo no Brasil. A sala abriga um conjunto significativo de imagens. São mais de 680 quadros padronizados separados por temas que percorrem vários aspectos da vida do pai de Jesus.


“Além de estudar a teologia e espiritualidade do santo, existe um emprenho da congregação para que as pessoas conheçam São José neste aspecto plástico. É importante lembrar que antigamente a catequese era feita através de imagens. Podemos retomar esse método observando as diversas fases abordadas em cada pintura”, salienta. 


O padre ressalta que a iconografia tem finalidade de visualizar a presença de São José em determinadas fases de sua trajetória. São reproduções de quadros de vários artistas que, ao logo dos séculos, procuraram abordar aspectos diversificados da vida do padroeiro dos trabalhadores.


“São 16 temas focados na pessoa de São José. Desde o sonho que ele teve em receber a Virgem Maria, a carpintaria, a caminhada com Jesus, a fuga no Egito até sua morte”, conta. 


Reunir todas as peças foi um trabalho árduo que durou mais de dois anos. Parte do material do museu veio de doações. Algumas peças, afirma o padre, foram adquiridas em Roma, na Itália. “Há todo um processo tratamento, mudança de resolução e emolduramento”, explica. 


O aspecto cultural das obras de arte também é destacado. Cada quadro possui informações sobre os artistas, o ano em que foram pintados e a técnica utilizada no processo de criação. “Quem gosta de arte vai poder ter a possibilidade de adquirir mais conhecimento”, garante. 


No próximo ano a sala iconográfica deve receber mais 700 imagens do protetor da Igreja Católica. A exposição será levada para Campo Mourão, em evento de Turismo Religioso que ocorre neste mês.


IMAGENS DE MARIA
Em 2013, acervo deve receber também 4 mil novas imagens para inauguração com enfoque na história da Virgem Maria. Os quadros serão disponibilizados a partir de março. O local é aberto ao público.
 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Exposição retrata vida de São José"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias