Mais lidas
Ver todos

    Especial

    Região de Apucarana vai ganhar mais 100 PMs

    Região de Apucarana vai ganhar mais 100 policiais militares (Foto: TNONLINE)
    Foto por
    Escrito por Cindy Annielli, da Tribuna do Norte
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    O efetivo defasado da Polícia Militar (PM) do Vale do Ivaí e região vai ganhar reforço. Cem alunos ingressam no Curso de Formação de Soldados na próxima segunda-feira. As companhias independentes de Arapongas e Ivaiporã serão responsáveis pelo treinamento de 30 soldados cada uma. Em Apucarana, 40 alunos aprovados no último concurso vão ingressar no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A convocação ocorreu na semana passada pelo governador do Estado, Beto Richa (PSDB). Nesta primeira etapa, foram chamados 2.223 policiais e 210 bombeiros militares que atuarão em todo o Paraná.
     

    confira também



    Para o subcomandante do 10º BPM, capitão Roberto Cardoso, o contingente deve amenizar a falta de profissionais da segurança pública na região - o problema tem afetado vários municípios atendidos pelo batalhão. Segundo ele, alguns destacamentos contam com apenas com um PM responsável pelo policiamento.
    “O 10º BPM compreende 12 municípios. O objetivo é enviar 2 policiais a cada destacamento para reforçar a segurança dessas localidades. No entanto, é preciso analisar a situação do batalhão no próximo ano, pois muitos policiais podem se aposentar”, adianta o subcomandante.

    Cardoso considera prematuro mensurar quantos policiais vão ficar em Apucarana. “Ainda não há um número concreto . É certo que, com a conclusão do curso, a prioridade será em suprir locais onde há déficit”, afirma.

    Entre os fatores positivos decorrentes do aumento do efetivo está a redução do índice de criminalidade, assinala o subcomandante. Só este ano, Apucarana registrou 19 mortes por violência. O índice superou 2012 com 15 casos. “Quanto maior numero de policiais, maior o número de operações, prisões e apreensões. Sem contar que o policial fardado coíbe a criminalidade. Isso é fundamental para a redução não só dos crimes hediondos. Esse é o nosso objetivo”, pontua.

    O curso iniciará oficialmente do dia 18 de novembro. O subcomandante do 10º BPM ressalva que a primeira semana será fase de adaptação dos alunos, oriundos de diversas regiões do Estado. A ultima escola de formação do 10º BPM foi concluída em 2012, com o ingresso de 30 novos policiais: 16 para Apucarana e18 para Ivaiporã.

    CONVOCAÇÃO
    A convocação dos aprovados no ultimo concurso foi formalizada na semana passada pelo governador. Nesta primeira leva, 2.223 policiais militares e 210 bombeiros ingressarão no Curso de Formação de Soldados. Do ultimo concurso, 4.445 policiais e 819 bombeiros devem ser contratados para atuar no Estado, no total. Mais de 120 mil pessoas se inscreveram para fazer a prova.              

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Jornal da Tribuna 2ª Edição - Destaque: Pré Candidato a vereador em Apucarana desmente boato sobre prisão

    Deixe seu comentário sobre: "Região de Apucarana vai ganhar mais 100 PMs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Mais Notícias