MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Horário de Verão começa no domingo

À zero hora deste domingo, dia 20, terá início em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, mais uma edição do horário brasileiro de verão. Nesses locais os relógios deverão ser adiantados em 60 minutos, deixando o domi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.10.2013, 20:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:23:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

À zero hora deste domingo, dia 20, terá início em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, mais uma edição do horário brasileiro de verão. Nesses locais os relógios deverão ser adiantados em 60 minutos, deixando o domingo mais curto, com 23 horas de duração. A operação inversa, que vai marcar o final do horário de verão, será realizada à zero hora do dia 16 de fevereiro do ano que vem.

Para o sistema elétrico, a principal vantagem do horário de verão é permitir uma folga às condições de operação de usinas, linhas e subestações no período crítico do dia, entre 18 e 21 horas. Isso é conseguido pelo descompasso no comportamento das curvas de demanda máxima das diversas categorias de usuários: o momento de pico do consumo residencial, por exemplo, deixa de coincidir com o pico do acendimento das lâmpadas da iluminação pública, evitando sobrecargas no sistema.

A mesma folga também confere maior flexibilidade para a operação dos equipamentos de transmissão e distribuição de energia, evitando riscos ao atendimento do mercado e, principalmente, minimiza o acionamento de usinas térmicas para suprir a necessidade emergencial por energia. Além do impacto no meio ambiente devido à queima de combustível fóssil, as termelétricas também apresentam um custo de geração maior, onerando as tarifas de energia.

Em termos numéricos, a redução da demanda máxima na ponta no sistema operado pela Copel é estimada em 5% – ou cerca de 220 megawatts, potência equivalente à demanda máxima da região metropolitana de Ponta Grossa.

Histórico

Esta será a 39a vez que o horário de verão será adotado no país – a 29a de forma consecutiva. A história da medida no Brasil começou na década de 30, pelas mãos do então presidente Getúlio Vargas: sua versão de estréia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Nos 35 anos seguintes, a medida foi instituída em nove oportunidades: em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967. Depois de muito tempo esquecido, o horário de verão ressurgiu em 1985 por decreto do presidente José Sarney, não deixando de ser adotado desde então.

Em 2008, foi editado o Decreto 6.558 que estabeleceu regras duradouras para a aplicação do horário de verão, como a área de abrangência e época para início e término. Assim, ficou determinado que o horário de verão será aplicado nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, incluindo o Distrito Federal, com início sempre no terceiro domingo de outubro e encerramento no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Horário de Verão começa no domingo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!