MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Índia com nove filhos pede guaraná e frango assado no Dia das Mães

Com a pele queimada do sol, cabelos desarrumados e aparentando cansaço, a índia da etnia guarani Lídia Nunes, de 66 anos, não vai receber nenhum presente dos seus nove filhos no domingo (9), no Dia das Mães. A matriarca da tribo que ocupa a praia de Ca

Da Redação

·
 A líder indígena Lídia Nunes, de saia estampada, pede
Icone Camera Foto por Carolina Lauriano-G1
A líder indígena Lídia Nunes, de saia estampada, pede
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.05.2010, 09:30:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a pele queimada do sol, cabelos desarrumados e aparentando cansaço, a índia da etnia guarani Lídia Nunes, de 66 anos, não vai receber nenhum presente dos seus nove filhos no domingo (9), no Dia das Mães. A matriarca da tribo que ocupa a praia de Camboinhas, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, tem um desejo inusitado: ganhar guaraná (o refrigerante) e frango assado no seu dia.

continua após publicidade

“Eu também podia ter um bolo”, acrescentou. Ela tem uma posição de prestígio na tribo, onde cerca de 68 índios moram em ocas e sobrevivem basicamente do artesanato. Eles estão na região desde o início de 2008, quando migraram de Paraty, no Sul Fluminense.

Dona Lídia contou que costumava comemorar a data com um almoço regado a músicas e danças típicas. Na mesa, feijão, milho-verde, aipim, melancia e laranja eram os alimentos mais frequentes. Mas a falta de dinheiro deixou a celebração em segundo plano. Ainda assim, ela afirmou que no domingo haverá algum ritual indígena na aldeia, para não passar o Dia das Mães em branco.

continua após publicidade

“Viemos para cá porque aqui temos o direito de morar na terra. Mas é difícil porque ninguém ajuda. A gente vende artesanato, mas a renda é pouca”, reclama a índia mais velha.

A filha caçula, Márcia, de 14 anos, adiantou que vai presentear a mãe, mas não revela qual será o objeto. “É surpresa”, disse.


Vaidade e consumismo passam longe daquelas mães, que ainda se comunicam na língua tupi-guarani. Iracema Nunes, de 36 anos, filha de Dona Lídia, tem seis filhos e nunca ganhou um presente neste dia, apesar de achar a data importante. “O que conseguir pra mim está bom. Se a gente conseguir dinheiro, a gente vai fazer almoço para todo mundo, com arroz e feijão”, disse ela.

continua após publicidade

A jovem Luciana Nunes, de 16 anos, neta de Dona Lídia, tem uma filha de 3 anos e também fez um pedido singelo para o seu dia: “Gostaria de ganhar cobertor”, contou.

Com um dos três filhos no colo, a índia Andréia Fernandes, de 23 anos, foi a única que, rindo, deixou escapar um desejo mais “mulherzinha” de presente: “Queria vestidos da moda”.

Incêndio destruiu aldeia
Para a índia Lídia, a matriarca da aldeia, o melhor presente seria a presença do poder público.

continua após publicidade

“Eu queria poder plantar, fazer uma horta, receber alguma ajuda. Pouco depois que a gente chegou aqui, com geladeira, fogão, cama, tudo, os brancos queimaram tudo e nós perdemos tudo. Aqui falta tudo e nunca pedi nada. Estamos pobres de panela, colher, cama, mas Deus está vendo isso e um dia vai dar algum dinheirinho”, desabafou.

O incêndio a que ela se refere ocorreu em julho de 2008 e destruiu as cinco ocas da aldeia. Na ocasião, o diretor do Centro de Etno-Conhecimento Sócio Cultural e Ambiental Caueré (Cesac), Arão da Providência, afirmou que o fogo teria sido intencional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Índia com nove filhos pede guaraná e frango assado no Dia das Mães"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!