MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Estudantes do ensino médio ocupam prédio do MP-PR

Um grupo de 20 estudantes do Ensino Médio ligados a Umes (União Maringaense de Estudantes Secundaristas) ocupou, na manhã desta segunda-feira (9), um prédio pertencente ao Ministério Público (MP-PR) na Avenida Cerro Azul, na região central de Maringá, no

Da Redação

·
Estudantes do ensino médio ocupam prédio do MP-PR (Foto - G1)
Icone Camera Foto por
Estudantes do ensino médio ocupam prédio do MP-PR (Foto - G1)
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.09.2013, 23:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:24:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um grupo de 20 estudantes do Ensino Médio ligados a Umes (União Maringaense de Estudantes Secundaristas) ocupou, na manhã desta segunda-feira (9), um prédio pertencente ao Ministério Público (MP-PR) na Avenida Cerro Azul, na região central de Maringá, no norte do Paraná. Os militantes invadiram o local com barracas e colchões para pedir que o prédio seja “devolvido a eles”, já que, segundo os próprios estudantes, a Umes o construiu.

Os estudantes afirmam que vão permanecer na construção “até que o diálogo seja retomado” com o Ministério Público. “Estamos pedindo algo que é nosso, por direito. Já tentamos dialogar três ou quatro vezes com o MP, mas nada foi resolvido. Isso aqui é uma última tentativa de sermos ouvidos. É um direito civil e político que temos”, afirma o vice-presidente da Umes, Vinícius Silva Fernandes Pereira.

O Ministério Público disse que tem conhecimento da invasão e tenta dialogar com os ocupantes antes de se pronunciar oficialmente. Até as 11h30 desta sexta-feira, o órgão ainda não havia conversado com a Umes.

O prédio foi desativado na década de 1970, pelo regime militar, segundo Pereira – a Umes não tem sede no município desde então. A construção passou à posse do MP em 2006, mas, até o começo deste ano, era reduto para uso de drogas e moradores de rua, afirma Pereira.

“O prédio era uma mancha negra no Centro da cidade. Estava abandonado e nunca foi usado pelo Ministério Público. Sem um local fixo, não conseguimos mobilizar, criar identidade, consolidar nossos direitos. Estamos regredindo cada dia mais”, garante o estudante.

O terreno foi doado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, na década de 1960, conforme a Umes. Os próprios militantes na época construíram o prédio com materiais de construção que encontravam na cidade, segundo o vice-presidente.

A Umes informou que fará manifestações culturais no prédio durante a tarde desta segunda-feira para chamar a atenção da população.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes do ensino médio ocupam prédio do MP-PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!