Mais lidas
Ver todos

Especial

Escrito por da redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana concluiu nesta sexta-feira (23/08) a recuperação de cerca de 70 quilômetros de estradas rurais. A frente de trabalho, realizada ao longo dos últimos dos 30 dias, representa mais de 10% da extensão de vias rurais existentes no município (600 quilômetros) e compreendeu adequação, cascalhamento e limpeza de caixas de contenção de água da chuva em estradas que vão desde os distritos de São Pedro Taquara e Correia de Freitas, passam pela comunidade do Pinhalzinho, Estrada do Kantor, Rio do Cerne, Xaxim e chegam à Estrada dos Bertasso.

“Desenvolvemos uma nova filosofia de trabalho, que contempla de verdade o homem do campo. Essas regiões atendidas, por exemplo, só receberam trabalhos paliativos ao longo dos últimos anos”, lamenta o prefeito Beto Preto (PT). De acordo com ele, as famílias do campo pedem muito pouco do poder público. “O que eles pedem sempre é apenas estradas em condições. Pelo valor que a produção agrícola tem, é o mínimo que estamos fazendo, mas que infelizmente os demais gestores ignoravam”, comenta Beto.


Com maquinários e operários da prefeitura, o serviço foi feito com material doado pelos Irmãos Bertasso, Amilton Stabile e o conhecido “Rubão do 100 alqueires”. Filhos de pioneiros, os irmãos Luiz e Antônio Bertasso, celebraram a iniciativa da Prefeitura de Apucarana oferecendo uma confraternização aos operários ao final do expediente nesta sexta-feira. “Estava desanimado com a prefeitura, já que sempre colaborei doando cascalho e piçarra, mas os outros prefeitos levavam para longe e nunca atendiam a minha estrada. Mas com a nova postura deste governo, me animei novamente e estou muito satisfeito. O trabalho que eles (prefeitura) fizeram aqui ficou excelente. Por isto estamos celebrando com todos os operários. Só não pode deixar acabar”, destacou Antônio Bertasso.

Segundo os agricultores da região, apesar de doarem espontaneamente o cascalho e a piçarra, a última administração não reverteu o material em benefício da população rural e nem mesmo atendeu a região. “Pelo que me informei, o material foi todo utilizado bem longe daqui, até mesmo na área urbana (base para asfalto)”, diz o agricultor Antônio Bertasso. De acordo com ele, agora dá gosto trafegar pela estrada que leva à sua propriedade de 30 alqueires. “Para ter uma ideia, tenho um filho que faz o transporte terceirizado de alunos e utiliza as vias rurais. Pelo estado que estavam, ele teve até que trocar de veículo. Tinha uma vam, que ficou destruída, e teve que comprar uma perua kombi. Agora, com a recuperação, ele está muito contente”, testemunhou Bertasso.

Representando o secretário da Agricultura, João Carmo da Fonseca, o coordenador de Conservação de Estradas Rurais, Orides Donisete Urtado (Baiano), enfatizou o projeto da administração municipal. “Por determinação do nosso prefeito Beto Preto, estamos trabalhando no sentido de fazer um trabalho sequencial, que reestabeleça condições de trafegabilidade as nossas estradas rurais”, disse Baiano. Ele lamenta, contudo, que o atual governo herdou maquinários sucateados. “Se não fosse a força dada pelos agricultores e pela dedicação de nossos funcionários, ficaria muito difícil”, valoriza. Segundo ele, para a recuperação dos cerca de 70 quilômetros nos últimos 30 dias foram utilizados quatro caminhões, duas pás-carregadeiras, uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um rolo-compactador. “Queremos, daqui a seis a oito meses, voltar aqui para realizar a manutenção”, frisou.

Além de projetos visando aquisição de maquinários novos, com recursos junto aos governos Estadual e Federal, a secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana tem buscando recuperar máquinas paradas. “Em breve devemos receber peças e pneus para colocar outras máquinas em atividade e com isto atender a grande demanda do nosso meio rural”, conclui João Carmo da Foneca, secretário Municipal da Agricultura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
TNTV
TNTV

Idoso de 105 anos se recupera da Covid-19 em Arapongas

Deixe seu comentário sobre: "Estrada Rural - Apucarana recupera 70 quilômetros"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Mais Notícias