MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Pesquisa do Iapar registra boa qualidade do mel em Ortigueira

Estudo coordenado pela pesquisadora Maria Brígida Scholz, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, comprova a alta qualidade do mel produzido na região de Ortigueira, no centro do Paran

Da Redação

·
Crédito da imagem - Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por
Crédito da imagem - Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.08.2013, 20:38:00 Editado em 27.04.2020, 20:25:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Estudo coordenado pela pesquisadora Maria Brígida Scholz, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, comprova a alta qualidade do mel produzido na região de Ortigueira, no centro do Paraná.

Dentre os atributos físicos, químicos e sensoriais avaliados, Brígida destaca a coloração clara e o sabor suave do mel produzido em Ortigueira, características asseguradas principalmente pelas flores de capixingui (árvore nativa) e de assa-peixe (arbusto nativo), comuns nas pastagens apícolas da região.

A pesquisa do Iapar integra ação maior, denominada "Mel do Município de Ortigueira", executada em parceria com Sebrae, Senar, Prefeitura e Associação dos Apicultores. O objetivo é agregar valor ao produto e transformar a região em referência nacional na produção e comercialização de mel de qualidade, e já resultou na obtenção do selo de denominação de origem, outorgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), uma certificação que atesta o alto padrão do produto.

TRABALHO - Segundo o consultor do Sebrae, Fabrício Pires Bianchi, o projeto atende diretamente a 45 apicultores. Indiretamente o número de beneficiados é maior porque inclui produtores envolvidos em outras ações, como os eventos técnicos, por exemplo. "Realizamos eventos como 'clínicas tecnológicas' e outras iniciativas no decorrer do ano, que atendem a mais de 250 pessoas", informa Bianchi.

Bianchi lembra que o município tem uma história de "apicultura notável", com pastos apícolas diferenciados e, inclusive, condição de produzir mel monofloral, uma particularidade que poucas regiões brasileiras têm.

Ortigueira é o maior produtor de mel do Paraná e o segundo do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2009, o município não figurava nem entre os vinte maiores do Brasil e não liderava no Paraná. Hoje, além da rápida ascensão no ranking, já conta com a aprovação prévia do Sistema de Inspeção Federal (SIF), órgão de fiscalização do Ministério da Agricultura, para instalar uma unidade coletiva para beneficiamento de mel dos produtores.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa do Iapar registra boa qualidade do mel em Ortigueira "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!