Mais lidas
Ver todos

    Especial

    Produtores de café devem se preparar para nova geada

    Foto por
    Escrito por Agência Estadual de Notícias
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar, vinculados ao Governo do Estado, informam que há previsão de geadas em toda a região cafeeira na madrugada de quinta-feira (15). Viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento. 

    Produtores devem providenciar o "chegamento" no tronco dos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses, que consiste em protegê-lo com pequenos montes de terra. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos. 

    Nas lavouras com até seis meses de campo, recomenda-se aos cafeicultores aguardar novo aviso, que será expedido nesta quarta-feira (14), com informações atualizadas sobre o avanço da massa de ar frio, para então decidir sobre a necessidade de enterrar as mudas. 

    Mais informações sobre o "Alerta Geada" e técnicas de proteção de cafeeiros podem ser obtidas no endereço www.iapar.br ou pelo disque-geada (43) 3391-4500. 

    PERDAS - O resultado da cultura do café para este ano não deve ser alterado e, até então, está mantida a previsão de produção de 1,7 milhão de sacas, sendo que metade desse volume já foi colhida. 

    Levantamento preliminar do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, estima perdas de até 51% na produção de café em 2014, em função das geadas que atingiram as plantas em, praticamente, todos os municípios que cultivam café no Estado, em julho. 

    Cerca de 80% dos 82.300 hectares ocupados com café no Estado foram atingidos pelas geadas no mês passado. As regiões mais atingidas localizam-se entre Apucarana, Ivaiporã, Londrina e Maringá. No Norte Pioneiro e Noroeste também geou, mas em menor intensidade.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Jornal da Tribuna 2ª Edição - Destaque: Pré Candidato a vereador em Apucarana desmente boato sobre prisão

    Deixe seu comentário sobre: "Produtores de café devem se preparar para nova geada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Mais Notícias