MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

Cadastro Positivo ainda não entrou em vigor em Apucarana

O chamado “Cadastro Positivo”, que visa beneficiar quem paga as contas em dia com mais chances de negociar menores taxas e prazos mais longos quando for pedir empréstimo em uma instituição financeira ou fazer o financiamento de um bem, entrou em vigor ont

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.08.2013, 19:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:26:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O chamado “Cadastro Positivo”, que visa beneficiar quem paga as contas em dia com mais chances de negociar menores taxas e prazos mais longos quando for pedir empréstimo em uma instituição financeira ou fazer o financiamento de um bem, entrou em vigor ontem, mas deve demorar a funcionar na prática em Apucarana. A informação foi confirmada pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Junior Serea. “Ainda não se tem uma base centralizadora que forneça essa tecnologia”, diz. Segundo ele, a entidade espera que a Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) possa definir um sistema.

“O mercado aposta neste serviço para melhorar o crédito, por isso, a federação e demais instituições devem correr para oferecer o serviço”, afirma.
Para ele, a legislação previa a aprovação do Cadastro Positivo desde o ano passado, mas a demora na regulamentação fez com que a Faciap não se preocupasse em investir em um software que permitisse reunir essas informações. Ele conta ainda que a entidade tem acesso aos serviços do SCPC Brasil, que também não dispõe do sistema.

DÚVIDAS

Para Robson de Souza Cruz, coordenador do Procon-PR de Apucarana, o formato do Cadastro Positivo ainda gera dúvidas, pois não permite assegurar que trará benefícios aos consumidores. Isso porque, conforme ele, a lei aprovada não garante que os juros irão realmente cair.
Para ele, a redução dependerá do nível de adesão a esse banco de dados, que está diretamente relacionado ao nível de confiabilidade nesse sistema. Para que atinja o resultado esperado, é preciso que o consumidor se sinta seguro e respeitado no seu direito básico à informação, com critérios transparentes de avaliação de risco.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "Cadastro Positivo ainda não entrou em vigor em Apucarana "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!