Desembargadora participa de reunião em Apucarana para planejar ações de cidadania - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Especial

Desembargadora participa de reunião em Apucarana para planejar ações de cidadania

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A desembargadora Joeci Machado Camargo, do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, participou de reunião nesta quinta-feira (1º) à tarde no Fórum Desembargador Clotário de Macedo Portugal, em Apucarana, para tratar detalhes sobre evento regional dentro do projeto Sesc Cidadão, a ser realizado em 31 de agosto no município.

A gerente-executiva do Sesc em Apucarana, Andréa Rinaldo, adianta que entre as atividades agendadas está o casamento coletivo de 117 casais, além do encaminhamento estimado de 500 processos do seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre, ou DPVAT, que é obrigatório por lei e utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos motorizados que circulam por terra ou por asfalto. Participou da reunião o juiz Oswaldo Soares Neto, diretor do fórum da Comarca de Apucarana, e outras autoridades do Judiciário da região. 

Histórico da desembargadora - Joeci Machado Camargo é a idealizadora e coordenadora do “Justiça no Bairro”, projeto que facilita e multiplica o acesso da população aos serviços do Poder Judiciário há nove anos. A ação nasceu nas Ruas da Cidadania de Curitiba e foi estendida, com êxito, para o interior do Estado.

A desembargadora é graduada pela Faculdade de Direito de Curitiba, com cursos de extensão em Direito Processual Civil; Aperfeiçoamento para Magistrado, na Escola Superior de Magistratura,em Porto Alegre(RS) e cursou Juizados Especiais, em Florianópolis (SC).

Ela coordenou seminários, participou de inúmeros congressos e apresentou o projeto “Justiça no Bairro”, na Cúpula Mundial da Família, na China, oportunidade em que recebeu o prêmio “História Vencedora”. 

 Idealizadora e coordenadora do “Justiça no Bairro” há nove anos, Joeci contou como surgiu o desejo de multiplicar o acesso da população aos serviços do Poder Judiciário?

"A ideia do projeto, na realidade, era levar a justiça à família vulnerável economicamente, à periferia da cidade. É possível atender a população em qualquer área do direito, na forma consensual, as pessoas que querem fazer um divórcio, um reconhecimento de paternidade, querem estabelecer uma guarda, enfim, as situações de litígio", explica. 

JMC: Em 2005, a magistrada convidou o Sistema Fecomércio Sesc SENAC PR para participar da organização  do casamento coletivo de 1.534 noivos, o maior realizado até hoje no planeta. E o Sistema Fecomércio, então, em 27 de novembro de 2005, começou a participar do projeto Justiça no Bairro, estruturando o casamento coletivo, dos quais participaram alguns cartórios de registro civil. 

"No ano seguinte é que começou a grande ação conjunta. Nós passamos a contar com uma parceria muito interessante com o Sistema Fecomércio pelo interior. Começamos a caminhar juntos, o Justiça no Bairro e o Sesc Cidadão. Esta é uma parceria que só tem dado bons frutos, porque levamos cidadania, educação, e possibilitamos que a população, visualize a preocupação também do comércio em relação a estruturação da família carente", completa Joeci Machado Camargo. 
 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Desembargadora participa de reunião em Apucarana para planejar ações de cidadania"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Mais Notícias