Dilma diz que ficará de cabelos brancos após Presidência - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Especial

Dilma diz que ficará de cabelos brancos após Presidência

Foto por
Escrito por Mônica Bergamo, Folha de S.Paulo
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Vai no Kamura que o Kamura é legal. Você vai ficar linda”, aconselhou Dilma Rousseff à colunista [Mônica Bergamo] em um dos intervalos da entrevista de quase três horas que concedeu à Folha recentemente em seu gabinete no Palácio do Planalto. O cabeleireiro Celso Kamura cuida do visual da presidente desde a campanha eleitoral de 2010.

Dilma discorria sobre um de seus “orgulhos”, o Pronatec Bolsa Família, que deve dar diploma técnico a 1,2 milhão de pessoas até o fim de 2014. “Você forma de um tudo, do cuidador de idosos à manicure. E 70% são mulheres. É gente que não teve oportunidade, nenhum trabalho melhor na vida. E você não sabe o que tem de emprego de manicure e depiladora. O mulherio adora uma pinturinha na mão.”

Diante da observação de que ela própria não usa esmalte, Dilma disse: “Eu não pinto a unha, não. Eu era igualzinha a você [colunista]“, sem exageros em relação à vaidade. “Aí você vira presidente, enchem o seu saco.”

Dilma mexe no cabelo, hoje mais curto e sempre pintado e arrumado, já que ela aparece diariamente em público. “Mas o Kamurete é legal.” A presidente conta que “lascou” uma amiga no salão dele e que ela ficou “igualzinha ao que é, só que sofisticada”.

“Agora, é só sair daqui [da Presidência da República] que vou voltar a ser igualzinha. E mais: vou deixar o meu cabelo sem tingir. Vou dar uma coisinha meio colorida [nos fios] e deixar uma mecha branca. Vou ficar a cara da Christine Lagarde [diretora-gerente do FMI].”

Dilma contou que, depois que fez quimioterapia por causa do tratamento contra o câncer, em 2010, acompanhou o crescimento do cabelo. “Na parte da frente, era preto. Para trás, branco. Sabe cachorro preto e branco?”, disse, rindo. “Parecido com aquilo. No dia em que cresceu o cabelo, eu olhava no espelho…”

“Tem uma coisa boa na quimioterapia, quando cai [o cabelo]. Você liga o chuveiro, careca, a água, na hora em que cai, é um alívio, é um relaxamento. Quem me falou foi a Ana Maria Braga [apresentadora, que também se submeteu a um tratamento]. Ela me disse: ‘Você vai aproveitar muito’. É uma maravilha.”

No fim da entrevista, quando se deixava fotografar, a presidente consultou um serviço de notícias em seu computador. Leu o título de uma das reportagens em voz alta: “Dilma se recupera da gripe no Palácio da Alvorada [residência oficial]. E eu aqui [no gabinete do Palácio do Planalto], trabalhando igual a um camelo.”

Segue lendo. “O José Genoino ainda está na UTI?” O deputado petista tinha sido internado para fazer uma cirurgia no coração.

Entre os cliques, falou do neto, Gabriel (“esse ainda é pequeno, mas um dia vai mandar” [na avó]), da filha, Paula (“essa sempre mandou”), e respondeu a outra pergunta pessoal: está namorando? “Ah, só se for com as araras do Palácio da Alvorada”, disse, dando e provocando risadas. “Elas são invocadas, sabia?”

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Dilma diz que ficará de cabelos brancos após Presidência"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias