Apucarana regulariza programa Família Guardiã - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Especial

O Programa Família Guardiã, segundo explica Rodolfo Mota, diretor do Departamento Municipal da Assistência Social, é acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar do CREAS - Crédito da foto (Assessoria de imprensa - Edson Denobi)
Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), realizou nesta quinta-feira (11/07), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, o primeiro repasse financeiro a que as cinco cuidadoras integrantes do Programa Família Guardiã, na modalidade família acolhedora, têm direito a receber desde que foram selecionadas em chamada pública realizada ano passado.

“Este é um programa de extrema importância, uma vez que beneficia crianças e adolescentes que, por diversos fatores, tiveram o vínculo familiar original rompido e encontravam-se em situação de risco social. Através desta iniciativa municipal, elas ganham o direito a ter um acolhimento temporário em residências com famílias substitutas, que se responsabilizam temporariamente por prestar todos os cuidados no sentido de proteção, promoção da saúde, educação e a plena socialização”, explica o prefeito Beto Preto (PT).

Ele lamentou, contudo, a forma como o processo, concluído no último mês de novembro, foi conduzido pela gestão anterior. “Por conta de erros, desde fevereiro deste ano nossa equipe precisou trabalhar bastante para refazer termos e outros trâmites para dar a devida legalidade ao vínculo”, esclareceu Beto.

Atualmente, cada uma das cuidadoras acolhe temporariamente uma criança ou um adolescente. Além da ajuda de custo no valor de 75% do salário-mínimo/mês, cada família substituta tem direito a uma cesta básica mensal, entre outros benefícios previstos em lei. Os recursos aplicados são de fontes livres do município.

“Desde que a chamada pública foi concluída, essas cuidadoras cumprem com suas obrigações de forma abnegada, mesmo sem estar recebendo a contrapartida que lhes era devida. Agora, com o primeiro repasse, a situação se normaliza e aproveitamos para agradecer e parabenizar a todas pela compreensão e zelo que têm dedicado aos acolhidos”, disse Márcia Regina de Souza, secretária Municipal da Assistência Social.

O Programa Família Guardiã, segundo explica Rodolfo Mota, diretor do Departamento Municipal da Assistência Social, é acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar do CREAS. “Tanto as cuidadoras, quanto os acolhidos estão sempre em contato com profissionais das áreas de pedagogia, assistência social, saúde e psicologia”, diz. Ele lembra que o programa não é na modalidade de adoção. “A guarda é provisória e compreende crianças e jovens com idade de até 18 anos, que ficam sob a tutela da Vara da Infância e Juventude”, explica. Além deste programa, compõem ainda a rede de proteção aos menores em Apucarana, casas lares masculino e feminino que atuam na modalidade de acolhimento institucional.

A coordenadora do CREAS, Patrícia de Oliveira Vecchi, frisa que mulheres interessadas em ser cuidadoras junto ao Programa Família Guardiã, na modalidade família acolhedora, podem efetivar cadastro. “Basta nos procurar, que iremos proceder a inscrição e análise quanto a compatibilidade com os requisitos previstos na lei que rege o programa”, diz.

O CREAS “Casa da Gente” fica localizado junto ao Centro Social Urbano, no Parque Bela Vista. O telefone de contato é o 3422-9357. A equipe técnica do programa é composta ainda pela assistente social Aline Barbosa e a psicóloga Cristiane Miranda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Apucarana regulariza programa Família Guardiã"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias