MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

"Quero todo mundo pelado", diz Pablo Escobar em texto de peça colombiana

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP, 5 de julho (Folhapress) - O traficante colombiano Pablo Escobar (1949-1993) gostava de festas. Foi em uma delas, nas cercanias de Medellín, que ele sacou uma arma e disse aos convidados: "Quero todo mundo pelado, agora; vou c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2013, 21:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP, 5 de julho (Folhapress) - O traficante colombiano Pablo Escobar (1949-1993) gostava de festas. Foi em uma delas, nas cercanias de Medellín, que ele sacou uma arma e disse aos convidados: "Quero todo mundo pelado, agora; vou contar até três e matarei aquele que não tirar a roupa".

Quem conta essa história é o músico Danilo Jiménez, que atua na peça "Discurso de un Hombre Decente", da companhia Mapa Teatro, que abriu ontem a programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. O espetáculo será reapresentado hoje, e chega a São Paulo nos dias 10 e 11, no Sesc Vila Mariana.

Jiménez foi testemunha da situação imposta por Escobar durante o referido baile. Ele se recorda de que, enquanto todos os convidados tiravam a roupa, a arma foi apontada em sua direção: "Os músicos também, quero todos pelados". E a ordem foi atendida prontamente.

O depoimento de Jiménez faz parte do texto da peça "Discurso de um Hombre Decente", cujo mote principal é um debate sobre a luta contra o tráfico de drogas, com mais foco na cocaína. "Queríamos problematizar o tema da legalização das drogas, mostrando que, definitivamente, a guerra contra as drogas é um fracasso", diz Heidi Abderhalden, codiretora do espetáculo.

O discurso político não se fecha, durante a peça, em polarização do tipo "a favor ou contra". Faz menções a fatos que ganharam destaque na imprensa. Cita os problemas que o jogador de futebol argentino Diego Maradona passou por vício, fala ainda do frequente uso da droga nos estúdios de Hollywood e das pesquisas levadas ainda hoje pela medicina.

As informações são, em geral, baseadas em documentos reais. Mas, durante o espetáculo, elas se mesclam a criações livres. "Inventamos, por exemplo, um discurso presidencial [que teria sido escrito] por Pablo Escobar. É um texto inspirado na imagem de um resto de papel que encontraram em um bolso dele quando ele foi morto", conta Heidi.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: ""Quero todo mundo pelado", diz Pablo Escobar em texto de peça colombiana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!