Especial

Passeata incentiva uso de bicicletas

Da Redação ·
 Centenas de crianças enfeitaram as suas bicicletas para a passeata no centro da cidade |  Delair Garcia
fonte:
Centenas de crianças enfeitaram as suas bicicletas para a passeata no centro da cidade |  Delair Garcia

Para incentivar o uso da bicicleta em Arapongas, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e apoio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu ontem, um passeio ciclístico no centro da cidade. O evento faz parte das comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente.

O prefeito, padre Antônio José Beffa (PHS), lembra que o uso de bicicletas como meio de transporte para o trabalho, já foi uma característica da cidade. No entanto, o veículo está caindo em desuso sendo substituído pelas motos. “Os funcionários de indústrias preferem as motos para trabalhar”, observa o prefeito.

Este ano, Arapongas apresentou aumento de 7,11% na frota de veículos, em comparação com o ano passado. Atualmente, dos 68 mil veículos, quase 20 mil são motos o que representa 29% da frota, conforme dados da Secretaria de Trânsito. Segundo Beffa, a prefeitura deve desenvolver uma campanha para reverter o quadro. “A cidade se enquadra muito bem com as bicicletas, pois é plana. Temos que conscientizar o uso para reduzir também o número de mortes no trânsito”, conclui.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Justo Marques, a secretaria ainda não desenvolveu projetos direcionados ao uso de bicicletas, no entanto, diversos eventos já aconteceram na cidade destacando os benefícios que o meio de transporte oferece. “A bicicleta não polui o meio ambiente e ainda é uma atividade física”, salienta.

PASSEIO - Aproximadamente 500 crianças participaram do passeio ciclístico que teve início às 13h30, partindo da Praça Mauá seguindo até a Igreja Matriz. A passeata também contou com a participação da Guarda Florestal e desfile dos Guardiões da Natureza. “Precisamos despertar o interesse da comunidade sobre as questões ambientais. Eventos como este chamam a atenção e mostram a importância da preservação”, disse a secretária de educação, Elizabete Humai de Toledo. Os alunos do ensino fundamental da rede municipal enfeitaram suas bicicletas com objetos recicláveis. A melhor decoração foi premiada com uma bicicleta. No domingo, uma caminhada ecológica encerra as comemorações.

continua após publicidade