Especial

Bombeiros lançam Programa Brigada Escolar em Apucarana

Da Redação ·

Nesta segunda-feira pela manhã (13) representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Patrulha Escolar, do Núcleo Regional de Educação (NRE) e até do Exército, além de alunos, professores, diretores e servidores de escolas partciparam da abertura do Programa Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola em Apucarana. A atividade foi realizada no Colégio Polivalente (Premen), do Jardim Paulista.

Os participantes tiveram orientações teóricas sobre as técnicas a serem adotadas em situação de risco, como incêndio, com ênfase para evacuação de ambientes com grande número de pessoas. Após a parte teórica, o aprendizado foi colocado em prática, com uma simulação de incêndio e evacuação da escola.

O tenente Dejair Budkevitz, do Batalhão de Patrulha Escolar,comentou sobre o projeto, "Nós já estamos presentes no dia a dia das escolas com a Patrulha Escolar, mas estes treinamentos ajudam na segurança dos alunos, funcionários e professores dos estabelecimentos de ensino, pois simulam situações reais que podem acontecer e isso é muito importante", frisou Budkevitz.

Para a chefe do NRE de Apucarana, professora Maria Onidade Balan Sardinha, "todo conhecimento é bem vindo e este projeto do Governo Estadual é de suma importância para as comunidades escolares". Ela destacou ainda a eficiência do Corpo de Bombeiros, não só no sentido de agir em ocorrências, mas ainda em iniciativas de prevenção.

O Programa Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola visa construir na rede estadual de ensino uma cultura de prevenção, com a formação de brigadas escolares em todas as escolas, e adequar as edificações escolares às normas de prevenção contra incêndio e pânico. Estão previstos investimentos de R$ 15 milhões por parte do governo do Paraná em adequações físicas, minimizando a exposição de alunos e profissionais da educação a acidentes.

O programa é inédito no País e beneficia mais de 5,8 milhões de pessoas direta e indiretamente, entre profissionais da educação, estudantes e a comunidade escolar em geral.

continua após publicidade