MAIS LIDAS
VER TODOS

Especial

CCJ do Senado aprova criação de 2,4 mil cargos federais

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira, por unanimidade, projeto de lei de autoria da Presidência da República que cria mais de 2,4 mil cargos em várias carreiras do funcionalismo público federal. A pro

Da Redação

·
CCJ do Senado aprova criação de 2,4 mil cargos federais
Icone Camera Foto por Agência Senado
CCJ do Senado aprova criação de 2,4 mil cargos federais
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.03.2013, 21:38:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira, por unanimidade, projeto de lei de autoria da Presidência da República que cria mais de 2,4 mil cargos em várias carreiras do funcionalismo público federal. A proposta, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, vai à votação em plenário na próxima semana. A iniciativa do governo federal atende a compromisso firmado com o Ministério Público do Trabalho, que determinou a dispensa de mão de obra terceirizada e a troca por profissionais de carreira.

Pelo projeto, 2.322 cargos serão preenchidos por meio de concurso público e outros 111 cargos em comissão. A maior parte das vagas que serão ocupadas por concurso - 1,2 mil postos - está reservada para a carreira de analistas de Controle Interno do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculados ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus).

Uma das presentes à reunião, a presidente do Sindicato de servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (Unasul Sindical), Maria do Socorro Bezerra Mateus, comemorou a aprovação da matéria. Segundo ela, desde a extinção do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (o antigo Inamps), em 1993, jamais ocorreu um concurso público para a carreira. Maria do Socorro disse que atualmente há apenas 700 servidores na área de auditoria do SUS, dos quais, afirmou, 70% já têm tempo de serviço para se aposentar. "Nós queremos salvar o SUS", afirmou a presidente do Unasul Sindical.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que já há recursos reservados pelo Executivo para o início da realização de concursos para a carreira de auditor do SUS. "Está no orçamento", afirmou Jucá, que foi relator da peça orçamentária de 2013. Questionado pela reportagem, o senador Gim Argello (PTB-DF), relator do projeto na CCJ, não soube informar qual o impacto da proposta aos cofres públicos, se aprovada. A informação não consta no parecer apresentado por ele na comissão.

A proposta do governo prevê ainda a criação de cargos para outras sete áreas: 30 cargos da carreira de analista de Comércio Exterior; 89 de analista técnico administrativo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); 93 de técnicos administrativos da Agência Nacional de Saúde (Anvisa); 260 de agente administrativo no Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF); 400 de técnico administrativo na carreira de especialista em Meio Ambiente; 100 de especialista de infraestrutura sênior; e 150 cargos de analista de infraestrutura, integrantes da carreira anterior.


Comissão
O projeto ainda prevê a criação de outros 111 cargos em comissão, distribuídos da seguinte forma: 13 para a Secretaria de Direitos Humanos; 17 para a Agência Nacional de Cinema (Ancine); e 97 para o Ministério da Educação e órgãos vinculados à pasta. Esse último ministério ainda contará com outras oito novas funções gratificadas para serem distribuídas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Especial

    Deixe seu comentário sobre: "CCJ do Senado aprova criação de 2,4 mil cargos federais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!