Especial

Cardeais iniciam debate sobre futuro Papa

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Cardeais iniciam debate sobre futuro Papa
fonte:
Cardeais iniciam debate sobre futuro Papa

Cardeais de todo o mundo começam hoje, no Vaticano, a preparação do conclave que escolherá o sucessor do papa emérito Bento 16.

Às 9h30 de Roma (5h30 de Brasília), os religiosos se reuniram pela primeira vez na Congregação Geral, convocada para discutir a transição no comando da igreja.

Este pré-conclave começa abalado por escândalos sexuais. Ontem, o cardeal escocês Keith O’Brien, que renunciou no dia 25 ao cargo de arcebispo de Edimburgo após ser acusado de “comportamento inadequado” nos anos 80, admitiu que sua “conduta sexual ficou abaixo dos padrões” que se esperavam dele.

A Congregação Geral, que começa hoje, serve como termômetro da receptividade aos mais cotados para papa, embora também participem os cardeais com mais de 80 anos, que não terão direito a voto.

Também devem discutir temas espinhosos como o vazamento de informações, conhecido como Vatileaks, e a possibilidade de acesso ao relatório da comissão de três cardeais que investigou o escândalo.

O conclave não tem candidaturas formais, mas os cardeais aproveitam o período de Sé Vacante para articular, nos bastidores, o apoio a seus preferidos antes de se trancarem na Capela Sistina.

continua após publicidade
confira também