Especial

Entidades se unem para salvar nascentes de Arapongas

Da Redação ·
Momento em que o médico Guilherme Lazaro falava sobre a situação da nascente do Bandeirantes, entre membros do Focar, Rotary, OAB e outras entidades
fonte: Focar
Momento em que o médico Guilherme Lazaro falava sobre a situação da nascente do Bandeirantes, entre membros do Focar, Rotary, OAB e outras entidades

Em encontro realizado nesta semana na Casa da Amizade, durante reunião do Rotary Clube Gralha Azul, representantes do Foto Clube Arapongas (Focar) e ambientalistas firmaram acordo para uma atuação conjunta em favor das nascentes do município.

Atenção especial será dada para a nascente do Rio Bandeirantes, localizada dentro da cidade, nos fundos de um frigorífico. Também participaram do encontro advogados, médicos e outros profissionais liberais. “A proposta do Focar e demais entidades aqui representadas está em acordo com o Rotary Clube Gralha Azul. O Rotary realmente defende as nascentes e o meio ambiente. Temos que pensar nas futuras gerações”, afirma a presidente do Gralha Azul, Rosimeire Tropéia de Lima.

O médico Guilherme Lázaro fez um relato alarmante sobre a situação em que se encontra a nascente do Bandeirantes. Ele possui uma propriedade ao lado da nascente e vem demandando judicialmente com os proprietários do frigorífico. “Da minha propriedade é possível ver a situação em que tudo aquilo se encontra. Tem um lago lá onde jogam fezes, sangue etc, gerando mau cheiro, grande quantidade de mosquitos e outros inconvenientes. Também lançam material poluente na nascente do rio através de uma tubulação clandestina”, sustenta Guilherme Lazaro, ressaltando que uma denúncia já foi encaminhada ao Ministério Público pela Associação Médica de Arapongas, com a assinatura de vários profissionais.

“Como médico, fico estarrecido de ver o que acontece ali. Naquilo que deveria ser uma estação de tratamento se reproduzem o mosquito da dengue e até o mosquito que causa a elefantíase”, acrescentou Guilherme Lazaro, citando um laudo técnico para embasar sua argumentação.

continua após publicidade