As suspensões dianteira e traseira de uma bicicleta de trilhas (mountain bike, em inglês) são difíceis de ajustar enquanto se pedala.
A Simon, da Cannondale – a primeira com o garfo da suspensão totalmente computadorizado – vem com um amortecedor de choque hidráulico que muda instantaneamente sua resistência.
Enquanto isso, sensores de movimento e um computador calculam a melhor configuração para cada trilha. A novidade foi revelada nesta quinta-feira (18) pelo site Popsci.com.
Quando o ciclista passa, de repente, por um buraco ou por uma saliência, o amortecedor se adapta para uma queda mais suave. Quando alcança uma área plana em que o ciclista está pedalando forte, ele fica mais firme para aumentar sua força.
A Simon ainda é um protótipo, mas o fabricante diz que algumas aplicações da tecnologia devem chegar ao mercado em poucos anos.
Veja como o sistema funciona
1. Um joystick permite ao ciclista escolher entre cinco configurações, como o “DH”, para encarar o impacto pesado da descida de ladeiras. O ciclista também pode deixar que a suspensão se recalibre constantemente.
2. Um acelerômetro no garfo dianteiro detecta solavancos e batidas. Enquanto isso, um sensor ótico dentro do amortecedor acompanha a posição, avaliando seu grau de abertura ou de compressão.
3. As informações dos sensores são enviadas para um computador 500 vezes por segundo. O software decide como e quando mudar a suspensão, baseado em quantos solavancos o ciclista passou, a velocidade em que ele está pedalando etc.
4. Um motor elétrico ajusta o amortecedor hidráulico, em que um pistão empurra o óleo por uma válvula, mas em que o motor muda o tamanho da válvula. Quanto menor o seu tamanho, menos óleo flui e mais duro é o passeio; quanto maior, mais macio ele é.
5. O amortecedor reajusta com uma precisão de um milésimo de milímetro a cada sete milissegundos, protegendo o ciclista de solavancos mais rapidamente do que o cérebro é capaz de percebê-los.
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